https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Marku Day
17/05/2022 17:54 em Música

Marku Day – primeira edição do evento em homenagem à obra de Marku Ribas acontece dia 19 de maio, n’A Autêntica com as participações de artistas como Bid, Sérgio Pererê e Nath Rodrigues

 

Marku Ribas (1947-2013) é referência incontestável da música brasileira,com uma produção abrangente que inclui gravações ao lado de nomes como Erasmo Carlos, Curumin, João Donato e a banda Rolling Stones, participando como percussionista convidado da faixa Back to Zero, do álbum Dirty Work (1986). Artista inquieto e à frente do seu tempo, Marku segue admirado por artistas de gerações e segmentos distintos, a exemplo de BNegão (Planet Hemp) e o cantor Ed Motta. Destaque também para a sua atuação política, como uma voz sempre combativa ao racismo e à desigualdade.

 

Para homenagear sua trajetória, as filhas, Júlia e Lira Ribas realizarão o Marku Day. Inspirada no Fela Day, criado em homenagem ao lendário musico Fella Kuti, o evento terá sua primeira edição realizada na casa de shows A Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia), no dia 19 de maio, e reunirá convidados de Minas Gerais e outros estados, todos reverenciando o vasto repertório do saudoso artista. Participam da celebração:

Babadan, Magnólia, Bloco Afro Magia Negra, Diplomattas, +Samba, Leonardo Brasilino, Roger Deff, Alexandre Massau, Pedro Morais, Sérgio Pererê, Marcelo Veronez, Janamô, Nath Rodrigues, Azzula, Adriano Campagnani, Rodrigo Negão

DJ Yuga, DJ Black Josie, Melvin Santhana, Thiago El Niño, BID e Marcelo Daí. As apresentações solo serão acompanhadas pela banda base composta por veteranos da cena musical da cidade:

Egler Bruno (guitarra)

Daniel Guedes (percussão)

Fred Jamaica (baixo)

Léo Pires (bateria)

Gustavo Figueiredo (teclado)

 

Os ingressos custam R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia) e estão disponíveis no link https://autentica.byinti.com/#/event/marku-day

O show faz parte de uma série de ações que também tem com objetivo celebrar o 75º aniversário de Marku Ribas que contará com um desenho do artista para o projeto “Negro Muro”, criado no Rio de Janeiro pelos artistas Cazé e Pedro Rajão), que tem o objetivo “imortalizar” personalidades negras através do grafitti.

 

Multi-artista

Natural de Pirapora (MG), MARKU RIBAS, Marco Antônio Ribas ,compositor, cantor, multi-instrumentista e ator. estreou como baterista e cantor do grupo Flamingo. Sua multiforme ebulição artística o conduziu a Paris, onde participou dos filmes Quatre Nuit D'une Revêur, de Robert Bresson, e Revolution, de Jean-Marc Tibeau.  Marku Ribas possui uma discografia com vários álbuns lançados, além de várias participações em diversos discos de artistas brasileiros, e impotentes produções de longas e curtas metragens.

https://markuribas.com.br/sobre/

 

Autêntica

A história da Autêntica começou em um espaço para 400 pessoas que funcionou de 2015 até o começo de 2020. Em dezembro de 2021, após quase dois anos de paralisação das atividades por conta da pandemia de COVID-19, houve o anúncio de sua reabertura. Iniciou-se uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou fundos com ex-frequentadores da casa para financiar parte da reforma do novo espaço,  agora quase quatro vezes maior que o anterior.  O imóvel que a Autêntica passa a ocupar a partir do dia 28 de abril, data da reinauguração, também abrigou os bares Blue Banana e Lapa Multishow, onde foram realizados shows memoráveis nos anos 90 e início dos anos 2000, como Los Hermanos, Elza Soares e Sepultura. A nova casa terá capacidade para 1.500 pessoas, mas poderá ser modulada para shows de 400 a 600 espectadores.

SERVIÇO:

O que: Maku Day

Quando:  19 de maio

Informações e ingressos: www.aautentica.com.br

Endereço: Rua Alvares Maciel, 312  Santa Efigênia (BH/ MG)

Instagram: @autentica.bh

instagram: @markuribas

Contatos para entrevistas:

Lira Ribas: 31 8787-4113

Júlia Ribas: 31 9373-6401

Informações:

instagram: @markuribas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!