https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
FIC homenageia os POVOS NEGROS
01/10/2019 17:27 em Música

FIC homenageia os POVOS NEGROS

Quilombos, centros culturais, igrejas, parques, praças e teatros de Minas Gerais e São Paulo recebem o melhor de corais, bandas e congados

No dia 05 de outubro às 10h, acontece a apresentação do senegalês Mamour Ba e Coral Ensaio Aberto no Museu Mineiro em BH. Os artistas Sérgio Pererê e Pereira da Viola, 06 de outubro às 18h no Quilombo de Pinhões em Santa Luzia/MG. Os eventos são gratuitos.

A regência é de Mamour Ba no Museu Mineiro, do Senegal-África, músico, compositor, arranjador, multi-instrumentista, que com uma enorme bagagem musical antropológica da diáspora africana vem investigando ao longo dos anos os ritmos tradicionais do continente africano. O músico realizará uma oficina de canto com músicas africanas e de origem afro com os participantes.

As apresentações em Santa Luzia ficam por conta do violeiro e compositor Pereira da Viola que faz pesquisas da cultura popular pelo Vale do Jequitinhonha, é um dos maiores representantes da cultura negra em Minas Gerais e oriundo de um quilombo da região de Téofilo Otoni. E junto à voz que tudo se une o artista Sérgio Pererê, com o seu cardápio musical de MPB, Charango, Samba, Cavaquinho, Rock, Rebeca, Jongo, Capoeira, Jazz, Guitarra, Tango, Djembé, Blues e toda uma gama de percussão, O Congado e o Candomblé.

A programação do Festival Internacional de Corais (FIC) ocorrerá até 24 de dezembro, em aproximadamente 15 cidades mineiras e em 60 locais (aldeias indígenas, centros culturais, asilos, igrejas, hospitais, parques, praças, quilombos e teatros). Neste ano, os Povos Negros serão os homenageados, em inesquecíveis congraçamentos celebrando a vida através da música.

O FIC já integra o calendário oficial da capital mineira, passeando pelo seu rico conjunto arquitetônico e efetivando as atividades turísticas e culturais da cidade.

Música Tema

A Música Tema é um ponto fundamental e tradicional do FIC. O título deste ano é ”NEGRO É A COR DO AMOR”, composição de Murilo Antunes & Leonardo Cunha – no site do Festival de Corais é disponibilizado um acervo de partituras com arranjos de diversos profissionais da música. Acesso:

http://www.festivaldecorais.com.br/index.php/arranjos/

http://www.festivaldecorais.com.br/index.php/arranjos/arranjadores/

 

LINDOMAR GOMES

 

O maestro Lindomar Gomes é Técnico em Cultura da Secretaria de Estado de Cultura. Formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência Coral pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), em Arte educação pela UEMG e Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Maestro do Coral Ensaio Aberto em que desenvolve um projeto de resgate do Canto Coral voltado para composições brasileiras.  Coordenou vários festivais pelo estado como Festival de Inverno de Itabira e Festival de Verão de Pedro Leopoldo. Atuou em atividades de corais na Argentina, Cuba, Itália e Venezuela. É idealizador e coordenador do FIC- Festival Internacional de Corais, Bandas & Congados, que está em sua 17ª edição. Recebeu do governo de Minas Gerais a Medalha Tiradentes, pelos relevantes serviços em prol da Cultura Mineira e Comenda Carlos Gomes, da Associação que leva o nome em São Paulo.

 

Assista: www.youtube.com/watch?time_continue=16&v=jz1TInYM-lo

www.youtube.com/watch?v=4o7UmX1mdiQ

www.youtube.com/watch?v=zK6qR_h9iMI


SÁBADO 05/10/2019

BELO HORIZONTE / MG - MUSEU MINEIRO - CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE

10h às 12h – Mamour Ba e Coral Ensaio Aberto

Museu Mineiro: Av. João Pinheiro, 342 – Lourdes

 

UBATUBA / SP - IGREJA MATRIZ EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

19h - Coral Sol Nascente - Guarani: MHAMANDU MHEMOPUÃ

Grupo Vocal Luiz de Queiroz

 

DOMINGO 06/10/2019

 

SANTA LUZIA / MG - QUILOMBO DE PINHÕES

18h - Pereira da Viola

Sérgio Pererê

Quilombo: R. José Estevão de Lima - Pinhões, Santa Luzia

 

UBATUBA / SP - ALDEIA GUARANI BOA VISTA

10h - Coral Sol Nascente - Guarani: MHAMANDU MHEMOPUÃ

Grupo Vocal Luiz de Queiroz

 

 

A programação completa do Festival de Corais está disponível em

http://www.festivaldecorais.com.br/index.php/agenda/

Redes Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/ficfestivaldecorais/

Instagram: www.instagram.com/ficfestivaldecorais/

Foto: Tamás Bodolay

 

Assessoria de Imprensa

Luciana Braga

(31) 98742-9632

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!