20ª Quarta de improvisos - QI segue com edições nos dias 10 e 17 de dezembro - programação gratuita na Galeria Mama Cadela
O QI – Quarta de Improvisos continua a programação da sua vigésima temporada com atividades na Galeria Mama Cadela (Rua Pouso Alegre, 2048, Santa Tereza), sempre às quartas-feiras, com entrada gratuita.
O projeto tem como premissa o encontro de músicos e artistas de diversas linguagens para a realização de performances improvisadas, como o próprio nome já diz, sem qualquer ensaio prévio, resultando apresentações inéditas conduzidas pelo diálogo entre artistas e relações criadas a cada contexto.
A temporada atual teve início em 19 de novembro e segue nos dias 10 e 17 de dezembro com a seguinte programação:
QI203* (10/12) Iwao (Verãozão)
Dj Javaral
QI204* (17/12) Scarassatti-Bizzotto + Marina Mello (harpa) + Matthias Koole (violão, guitarra) + Marina Cyrino (flauta, flautim, sopros outros)
Dj Iwao
Processo, histórico e a nova temporada
O QI foi criado em 2013 pelos amigos Matthias Koole e Henrique Iwao, integrantes do selo/produtora de música experimental Seminal Records. Desde então realiza pequenas temporadas de apresentações, em espaços culturais da cidade. Hoje o QI conta também com Ajítẹnà Marco Scarassatti e Patrícia Bizzotto como integrantes fixos do projeto e do chamado Trio QI, responsável por convidar e improvisar ao lado dos convidados.
Ao longo deste tempo o QI teve 19 temporadas e 199 edições. A vigésima Temporada se iniciou na edição de número 200, um número muito simbólico para o projeto, marcando sua longevidade. Ao voltar a realizar a programação na Galeria Mama Cadela, o projeto retorna ao período noturno, diferente do que aconteceu nas últimas duas temporadas, realizadas em centros culturais da cidade. Assim, o formato contará também com DJs convidados que tocarão antes e depois de cada uma das apresentações.
O encerramento da Temporada 20, acontece no dia 17 de dezembro, com a participação do próprio Matthias Koole, fundador do projeto e que estará de passagem pelo Brasil, juntamente com Marina Cyrino e Marina Mello, todos artistas que vivem e trabalham na Europa, onde apresentações neste formato são muito bem recebidas.
“Essa temporada é marcada pelo encontro de artistas que estão com o QI desde seu começo e outros artistas de vanguarda que se apresentam nele pela primeira vez”, conclui Patrícia Bizzotto.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do Centro Universitário Una
Sobre o Quartas de Improviso
O QI – Quartas de improviso teve início em 2013, no antigo Nelson Bordello, espaço cultural de BH situado em frente à Serraria Souza Pinto e desde então, o projeto já esteve em galerias de artes e teatros a exemplo da Galeria Mama Cadela, Espaço Luiz Estrela, Luthier Bar, Teatro Espanca!, entre outros. Uma característica central do projeto é a de reunir músicos, sem nenhum ensaio prévio para improvisar com músicas criadas no calor do momento, resultando em apresentações marcadas pelo experimentalismo e que dialogam com o inesperado, contando também com convidados de outras linguagens que improvisam junto aos músicos, a exemplo de performers e artistas visuais.
Serviço
QI203* (10/12) Iwao (Verãozão)
Dj Javaral
QI204* (17/12) Scarassatti-Bizzotto + Marina Mello (harpa) + Matthias Koole (violão, guitarra) + Marina Cyrino (flauta, flautim, sopros outros)
Dj Iwao
Entrada franca
Contatos para Entrevistas
Patrícia Bizzotto - 31 9941-6461
Assessoria de Imprensa:
Aclive Comunicação e Projetos - 31 97527 0892