Festival Viola Orgânica estreia em Contagem
Evento, que contará com destaques da cena de viola caipira, é gratuito e será realizado no dia 24 de março, às 11h, no Parque Ecológico do Eldorado
Expressar as riquezas da musicalidade brasileira por meio de sons múltiplos e vibrantes que ecoam da viola caipira sob o comando de artistas regionais. Essa é a proposta do “Festival Viola Orgânica” que estreia em Contagem (MG) no dia 24 de março, às 11h, no Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineiras, 753, Eldorado). Com entrada gratuita, o evento contará com apresentações musicais, pintura artística em grafite e feira orgânica. O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.
“Nosso objetivo é valorizar e disseminar a viola caipira, instrumento da cultura popular, apresentando sua versatilidade, ritmos e estilos inspirados nas tradições dos estados brasileiros. Além disso, queremos criar uma cena musical, em princípio, em Contagem, com a participação de violeiros locais”, diz o violeiro, compositor, produtor musical e idealizador do festival, Bilora.
Ao ar livre e em plena natureza, a primeira atração do festival será a Orquestra de Viola Caipira de Contagem - Violas Gerais, formada por violeiros contagenses. O repertório é composto por músicas de raiz e do cancioneiro popular brasileiro.
E o som da viola caipira continuará a ecoar pelo parque por meio da presença do violeiro, cantor e compositor Cícero Gonçalves, que vai apresentar músicas autorais, como “Oferenda” e “Casa de Santo”, além de outras conhecidas do universo da viola caipira.
O encerramento ficará por conta do violeiro e compositor Wilson Dias que preparou um show com músicas autorais. O artista será acompanhado pelo filho Wallace Gomes que tocará violão.
Arte visual
Durante o festival, a artista Zi Reis fará uma pintura em grafite cuja temática será inspirada na viola caipira.
Sobre a Orquestra de Viola Caipira de Contagem - Violas Gerais
Criada a partir de encontros no Conjunto Água Branca, em Contagem, em 2023, a orquestra é uma iniciativa do violeiro Bilora, com ajuda dos violeiros Ricardo Ribeiro e Demá Santos. O repertório passa pelo universo da música tradicional caipira e domínios públicos. Atualmente, a formação da orquestra conta com dez violeiros. O objetivo é ampliar o número de integrantes.
Sobre Cícero Gonçalves
Natural de Teófilo Otoni, o violeiro, cantor e compositor Cícero Gonçalves é um dos grandes representantes da cena de viola caipira. A partir de 1985, participou e venceu festivais de Música Popular Brasileira (MPB) no Vale do Jequitinhonha. De lá para cá, o músico difunde sua música em shows por toda Minas Gerais e além das fronteiras, como São Paulo. E sua discografia, conta com três CDs autorais: “Oferenda” (1999), “Na outra margem do Rio” (2004) e “Pintura (2016).
Sobre Wilson Dias
O cantor, compositor e violeiro Wilson Dias, nascido em Olhos D’água no Vale do Jequitinhonha, traz na bagagem a musicalidade e os ensinamentos da cultura popular brasileira. É detentor de oito discos lançados pelo seu selo, Picuá Discos. Seus álbuns, como "Pequenas Histórias" (1997) e "Ser(tão) Infinito" (2021), refletem uma proposta artística que tece conexões entre cosmologias rurais e a contemporaneidade urbana. Além desses, integram a discografia "Viva Viola – 60 Cordas em Movimento" (2009) e "Pote – A Melodia do Chão" (2010).
Serviço:
Festival Viola Orgânica estreia em Contagem
Data: 24/03/2024
Local: Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineiras, 753, Eldorado)
Horário: 11h
Entrada: gratuita
Atrações: Orquestra de Viola Caipira de Contagem - Violas Gerais e os violeiros Cícero Gonçalves e Wilson Dias.
Foto: Raphael Queiroz