‘Vai Quem Quer, Volta Quem Puder’ faz show de pré-lançamento
Bloco privilegia a música, a dança e a cultura afro-brasileiras
O Carnaval em Belo Horizonte ganha mais exuberância e versatilidade com a entrada em cena do bloco “Vai Quem Quer, Volta quem Puder”, que tem o primeiro ensaio no dia 1º de fevereiro de 2024, na Cervejaria Rhara. Entre as atrações desta pré-estreia estão os músicos Cacá Vieira, Maycon Mendes, Wallace Laender (banda Bistrô), o DJ Pedro Pizelli e a Ala Dança dos Ritmos e Fantasia Grupo de Dança.
Para esta introdução o bloco vai reunir expoentes da música e da dança de Belo Horizonte: Wallace Laender, vocalista da banda Bistrô, o cantor, compositor e multi- instrumentista Maycon Mendes, Cacá Vieira como solista vocal e band leader; em shows individuais, o DJ Pedro Pizelli e a dançarina e professora Fabrícia Bezerra, que coordenará uma aula de dança.
O mineiro Maycon Mendes é cantor, compositor e toca vários instrumentos - violão, cavaquinho, viola caipira, guitarra, contrabaixo, bateria, piano/teclado, banjo e percussão. Seu estilo abrange da música pop ao samba e a pegada romântica do pagode dos anos 90.
Com propostas que vão desde a retromusic até elementos mais ligados à música eletrônica, o DJ belo-horizontino Pedro Pizelli comanda as pick-ups profissionalmente desde 2014. Presença marcante no cenário alternativo de Belo Horizonte, já se apresentou também em eventos com outras características (como o Carnaval de BH). Ele é conhecido também como DJ Lobo Solitário, da festa “Eu Não Presto Mas eu te Amo”.
Wallace Laender é vocalista e violonista da banda Bistrô, criada em 2015 e que lançou, em 2022, o EP "Minha Preta", com a faixa "Te amando calado" (cujo clipe possui mais de dois milhões de visualizações no YouTube).
O bloco “Vai Quem Quer, Volta quem Puder” surgiu do desejo de criar um grupo afro que combinasse os ritmos africanos com as sonoridades brasileiras, com muita alegria, interação e também comprometimento social. O bloco mistura música, cultura e criações artísticas (instrumentos, figurinos, roteiro) apostando na diversidade e na inclusão social.
A plataforma sonora do bloco “Vai Quem Quer” prioriza a música afro, axé, samba e marchinhas, mas, determinados a celebrar a diversidade cultural e musical do carnaval brasileiro, seus integrantes incorporam ainda elementos de maracatu e frevo ao caldeirão sonoro. A música tema do “Vai Quem Quer, Volta Quem Puder” é de autoria do compositor mineiro Murilo Santiago.
A estreia do “Vai Quem Quer” está marcado para o sábado, dia 17 de fevereiro - pós-carnaval de 2024, uma vez que há o objetivo de convidar integrantes de outros grupos para participar do desfile. Na ocasião, os integrantes vão apresentar também suas fantasias, criadas especialmente para a estreia do bloco.
O nome "Vai Quem Quer, Volta Quem Puder" busca traduzir a abordagem descontraída e inclusiva do bloco, sugerindo que qualquer pessoa é bem-vinda para participar da festa, sem restrições. Esta expressão reflete o espírito festivo e democrático do carnaval, quando as pessoas se reúnem para celebrar a vida de maneira alegre e diversificada.
A origem do bloco carnavalesco se deu em 2022, através da reunião de amigos apaixonados pela cultura afro-brasileira e pelo Carnaval. Embora o nome “Vai Quem Quer” soe um pouco irreverente e descompromissado, o bloco foi criado para atuar de maneira intensiva pela cultura afro, buscando agregar valores e trabalhar pela inclusão social e combater os preconceitos.
O “Vai Quem Quer” pretende atuar na promoção da a diversidade de gênero, idade e origens étnicas em suas apresentações, garantindo inclusão e representatividade. A alegria, a descontração e a união entre seus integrantes serão trunfos para conquistar o público e promover a diversidade, com valorização da pluralidade cultural e musical, incorporando diferentes estilos e elementos de várias regiões do país. As apresentações serão concebidas na multiplicidade de influências culturais.
1º Ensaio aberto do Bloco Vai Quem Quer, Volta Quem Puder
Atrações: Cacá Vieira, Maycon Mendes, Wallace Laender (banda Bistrô), DJ Pedro Pizelli, a Ala Dança dos Ritmos e Fantasia Grupo de Dança.
Data: 1º de fevereiro
Horário: 18 horas
Local: Cervejaria Rhara (R. Cristina, 1203 - São Pedro).
Ingressos pelo Sympla
Mais informações: https://vaiquemquervoltaquempuder.com.br/
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=9vSGrww_dIM
Assessoria de Imprensa
Luciana Braga
(31) 98742-9632