FeNAPI - Arte Entre Infâncias – festival traz programação dedicada às temáticas do universo infantil – 9 de novembro a 7 de dezembro
FeNAPI - Arte Entre Infâncias, chega à sua terceira edição com programação de artes dedicadas às infâncias que inclui apresentações de teatro e dança, além de debates e seminários que abarcam todas as linguagens. Toda a programação acontece entre 9 de novembro a 7 de dezembro, em Belo Horizonte e Betim.
Em 2014 a Cia Insensata de teatro iniciou a sua pesquisa que foi batizada de teatro entre infâncias, ou arte entre infâncias, com o objetivo de criar espaços de compartilhamento artístico entre várias idades, compreendendo que a infância permanece no indivíduo, partindo de uma perspectiva plural e diversa. Tal visão encontra eco na obra de Manoel de Barros, poeta que fala da primeira, segunda e terceira infância em sua vida, por isso é referência para o trabalho do grupo.
Neste recorte a Cia aborda as infâncias, mas sempre compreendendo que a criança é a protagonista dessas ações, e sem perder de vista que as crianças são diversas assim como os adultos. Durante o mês de novembro a Cia Insensata realiza a terceira edição do FeNAPI - Arte Entre Infâncias, que traz ações como oficinas, palestras e apresentações artísticas nas linguagens de dança, teatro, circo, artes visuais, literatura e música. As atrações foram escolhidas através de um chamamento aberto no início do ano e foram selecionadas 5 propostas de trabalhos artísticos, sendo duas de outros estados, duas de BH e uma do interior do estado. As atividades serão realizadas em BH e Betim, de 9 de novembro a 30 de novembro e terá, na abertura, o seminário Artes Entre Infâncias, na Faculdade de Educação da UFMG (FAE), com as presenças de pesquisadores que tem como foco as artes entre as infâncias e com a mediação de Cleiton Echeveste, representante do CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude.
A programação do FeNAPI em Belo Horizonte aposta na diversidade geográfica e de linguagens, contando com as apresentações dos espetáculos EntreMundos (São Paulo), Fadas Moribundas (Belo Horizonte), Iracema (Fortaleza) e com a estreia do espetáculo Desimportâncias, da Cia Insensata, nos dias 25 e 26 de novembro, no Teatro Marília.
Já no dia 13 e 14/11, o festival volta o foco nas ações formativas, com a realização da palestra “Brincar, Criar, Performar, Viver” com a prof. Drª Marina Marcondes Machado e a oficina de Dança Entre Infâncias com a artista e pesquisadora Rosa Primo.
No dia 19/11 o festival chega pela primeira vez à cidade de Betim, com o espetáculo A Lenda de Ananse (BH), Pru-ti-ti – memórias de estimação (BH). Mantendo o seu compromisso com os espaços que borram as fronteiras entre as ações poéticas e pedagógicas entre infâncias, o FeNAPI realiza ainda, a Palestra Dispositivo: Arte, pedagogia e infâncias: Ideias e ideais - Com Brenda Campos e a oficina Oficina - Manda quem tem juízo, obedece quem pode! - Oficina – contradispositivo, com a Insensata Cia de Teatro.
“Além de dar continuidade ao nosso tão querido FeNAPI – Arte Entre Infâncias, temos a alegria de ainda no ano de 2023, como programação associada, estrear o espetáculo Desimportâncias, um novo trabalho cênico que propõe a experiência relacional entre público e artistas em um percurso de quatro instalações cênicas que foram elaboradas a partir do vasto e inspirador universo das poesias de Manuel de Barros. O novo trabalho artístico da Insensata Cia tem total relação com a essência do FeNAPI - BH, pois busca trilhar caminhos ainda pouco percorridos nas artes dedicadas às infâncias, aponta Keu Freire, ator e diretor da Insensata Cia de Teatro.
Desimportâncias é composto por objetos, jogos, textos e narrativas que buscam questionar as normas vigentes. O espetáculo é uma criação colaborativa que se dá a partir da leitura da obra de Manoel de Barros e outras provocações poéticas através das quais os artistas criadores acessaram suas memórias pessoais e levam para a cena em relação com o público a partir da ideia dos dispositivos e antidispositivos cênicos.
“Vivemos em uma sociedade demarcada pelo adultocentrismo, na qual a norma vigente é adulto manda e criança obedece, um modo de ser e estar no mundo, que muitas das vezes se perpetua e potencializa as práticas de opressões e violências contra as crianças. Omitir e censurar a prática poética e estética das crianças é um ato de violência e sabemos que diversos eventos e instituições fazem isso. Nós adultos precisamos e temos o dever de cuidar e proteger as crianças, mas para isso, precisamos descer do nosso pedestal adultocentrico, agachar e ouvir de verdade as crianças, pois elas sempre nos surpreendem e ensinam. Conclui Keu Freire.
Os ingressos para o espetáculo Desimportâncias custam R$15,00 (inteira) - as apresentações para escolas serão gratuitas, as demais ações do festival são gratuitas e terão inscrições prévias. Para garantir a sua vaga acesse @insensatacia e @fenapibh.
Programação BH
09 e 10/11- Seminário Arte Entre Infâncias.
Local: Faculdade de Educação da UFMG
09/11 - 9h às 11h - Auditório Luiz Pompeu
Participantes: Fabiana Brasil e Danilo Borum Kren
10/11 - 19h às 21h - Auditório Neidson Rodrigues
Participantes: Juliana Daher e Luciana Comin
Link de inscrições aqui
A quarta edição do seminário Arte Entre Infâncias promove o encontro e a construção de pensamentos sobre as artes e as infâncias.
Mediação: Cleiton Echeveste – CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude.
Idealizadora do seminário: Brenda Campos e Keu Freire
Espetáculo Entre Mundos
Grupo: Pulo do Gato - São Paulo - (SP)
Local: Teatro Marília
Data: 11/11
Horário: 16h
Entre mundos é um espetáculo com máscaras teatrais, sem utilização de palavras, e propõe uma experiência sensorial para a primeira infância. Na peça, duas graciosas criaturas descobrem um misterioso portal que lhes permite transitar por diferentes dimensões e, nessa aventura, conhecem alguns lugares inusitados como a terra dos dinossauros, o fundo do mar, o interior escuro de uma caverna, entre outros mundos.
Local: Teatro Marília (Avenida Professor Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia – BH/ MG)
Ingressos: Bilheteria do Teatro Marília e pelo Sympla.
Palestra Brincar, Criar, Performar, Viver, com Marina Marcondes Machado (MG)
Local: Plenária do Conselho Municipal de Educação, Rua Carangola, 288, 1° andar, bairro Santo Antônio.
Data: 13/11
Horário: 14h
Sinopse: Esta roda de conversa vai tematizar a importância do brincar imaginativo, sua relação com as artes e com o cuidado adulto acerca das infâncias hoje. Poder brincar e descobrir o mundo a seu modo é um dos caminhos da saúde integral da criança, rumo ao direito a ser o que se é. Brincar é criar novos mundos possíveis, capacidade que abrirá portas e janelas para a vida imaginativa em todas as idades.
Link de inscrição aqui.
Oficina - Poéticas inventivas de uma dança infantil para todas as idades - Rosa Primo (CE)
Local: Plenária do Conselho Municipal de Educação, Rua Carangola, 288, 1° andar, bairro Santo Antônio.
Data: 14/11
Horário: 14h
Sinopse: A oficina pretende trabalhar processos inventivos em dança a partir do encontro entre crianças, jovens e adultos de todas as idades. Para tanto, iremos construir modos de acessar a corporeidade dançante tendo como centralidade travessias e experiências que compõem o brincar, jogar, fabular. Nesse sentido, o intuito é estimular a sensibilização tátil e imagem corporal, a conscientização do corpo em movimento; trajetórias do corpo no espaço (direções, progressão no espaço, níveis), compondo espacialidades e arquiteturas do movimento dançado; movimento expressivo (peso, tônus, apoios, equilíbrio, postura) com foco no estímulo sensorial, a receptividade, a disponibilidade a si mesmo e aos outros; bem como o ritmo (tempo, percepção rítmica, pulso, fluxo), experimentando temporalidades, a escuta do corpo e o desenvolvimento da criatividade e das potencialidades do corpo em estado de dança.
Link de inscrição aqui.
Espetáculo Três Fadas Moribunda
Grupo: Coletivo Bufadas - Belo Horizonte - (MG)
Local: Parque Municipal - Praça do Trenzinho
Data:15/11
Horário: 11h
De longe, muito longe... de um mundo antes do mundo existir, onde o vento faz a curva e as montanhas brincam de roda, onde os rios são feito algodão doce e os oceanos de bacalhau. De um lugar magico onde há florestas antigas de recém nascidas, vulcões cuspidores de lama vermelha adubo e seres fantásticos feito baratas e cavalos, se alumbram elas: três fadas vindas do Antesmundo à procura da asa perdida em sua jornada rumo às estrelas.
Espetáculo Iracema
Grupo: Rosa Primo - Fortaleza - (CE)
Local: Teatro Espanca (R. Aarão Réis, 542 - Centro, Belo Horizonte)
Data: 15/11
Horário: 16h
Iracema é uma mulher, é minha mãe sem dinheiro, é minha avó trabalhadora da terra, é minha irmã que não solta o celular. Iracema é um lugar, uma praia, uma estátua, um centro cultural, um bloco de carnaval, uma pizzaria. Iracema é uma índia, uma lenda, uma sereia, um fantasma, um biscoito recheado, uma caixa de papelão, um jogo eletrônico. Iracema é sobre pessoas, lugares e histórias, sobre a terra e como podemos cuidar melhor dela. Iracema é sobre a natureza, à vida, vivendo juntas em uma performance contemporânea e estimulante, que é ao mesmo tempo dança e visual. Uma história do coração da nossa terra, porque é uma história de todos os tempos e para todos!
Link de retirada de ingressos aqui.
Espetáculo Café com Leite
Grupo: Dramatudo - Juiz de Fora - (MG)
Local: Casa de Candongas
Data:18/11
Horário: 16h
Sinopse: Aninha, uma menina dos tempos atuais, um dia resolve ser café com leite em tudo da vida, não só nas brincadeiras. Por estar com mais compromissos que um adulto, ou futuro demais em seu presente, ela acha esta uma boa solução. Mas descobre as consequências.
Espetáculo Desimportâncias
Grupo: Insensata Cia de Teatro - Belo Horizonte - (MG)
Local: Teatro Marília (MG)
Data: 25 e 26/11
Horário: 16h
Sinopse: Desimportâncias é composto por objetos, jogos, textos e narrativas que buscam questionar as normas vigentes. O espetáculo é uma criação colaborativa que se dá a partir da leitura da obra de Manoel de Barros e outras provocações poéticas através das quais os artistas criadores acessaram suas memórias pessoais e levam para a cena em relação com o público a partir da ideia dos dispositivos e antidispositivos cênicos.
Retirada de ingressos: https://bileto.sympla.com.br/
Espetáculo Pru-ti-ti - Memórias de Estimação
Grupo: Insensata Cia de Teatro - Belo Horizonte (MG)
Local: Pierrô Lunar
Data: 29/11 – 14h
Livremente inspirado no livro “O Menino e o Pinto do Menino”, de Wander Piroli, “Prutiti – Memórias de Estimação” dá continuidade à metodologia desenvolvida pela Insensata Cia de Teatro, utilizando a memória pessoal como ponto de partida para o processo de criação. Dessa forma, o texto de Piroli se mistura com as memórias dos atores em cena, compondo, assim, a dramaturgia do espetáculo que foi criada em processo
Palestra - Dispositivo: Arte, pedagogia e infâncias: Ideias e ideais –
Com Brenda Campos
Local: Anfiteatro do CLIC, Rua Carangola, 288, 3° andar.
Data: 06/12
Horário: 14h
Qual é o papel da Arte na educação? O que ela tem de mais precioso a contribuir para a formação humana? Como mediar o contato da criança com a obra de arte? O que é infantil? Quais são os limites da arte que se compartilha com as crianças? Podemos conversar sobre qualquer assunto com as crianças?
A ARTE ENTRE INFÂNCIAS investiga caminhos de compartilhamento entre infâncias diversas e se propõe a romper com temas e estéticas consideradas tabus no diálogo com as crianças. Nesta palestra-dispositivo seremos convidadas e convidados a repensar o lugar da Arte nos contextos pedagógicos, invertendo hierarquias adulto-criança, professor-aluno, artista-público e abrindo lugar para a escuta e a coautoria.
PÚBLICO ALVO: Professoras e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Oficina - Manda quem tem juízo, obedece quem pode! - Oficina - contradispositivo
Local: Plenária do Conselho Municipal de Educação, Rua Carangola, 288, 1° andar, bairro Santo Antônio.
Data: 07/12
Horário: 14h
Quem nunca sentiu saudades de ser criança? Brincar livremente, imaginar outros mundos, sem preocupações… Livremente? Sem preocupações? Que infância é essa que você idealiza? “A memória tem uma caixa de lápis de cor”, disse Quintana. E tem mesmo!
Claro que a infância é um momento de muitas alegrias, mas também são muitas as opressões às quais as crianças precisam se submeter, diariamente. Que tal perguntar para elas, as crianças, sobre a dor e a delícia de ser o que é? E se a gente pudesse inverter os papeis, só por um instante?
A oficina “Manda quem tem juízo, obedece quem pode” propõe uma grande brincadeira na qual as crianças encontrarão espaço de protagonismo e os adultos, de escuta! Ficou curios@? Então vem!
PÚBLICO ALVO: Crianças e seus adultos.
VAGAS: 20 vagas: 10 adultos e 10 crianças
DURAÇÃO: 90 minutos
Programação BETIM
Espetáculo Lenda de Ananse
Grupo: Teatro Negro e Atitude - Belo Horizonte - (MG)
Local: Betim
Data: 19/11
Horário: 11h
Sinopse: Baseado na mitologia Achânti o espetáculo aborda de forma lúdica o respeito aos mais velhos e a valorização do saber ancestral, através da consagração de um herói cujas forças não provêm de armas secretas, armaduras de aço, acidentes radioativos ou talismãs mágicos, mas sim, da sabedoria que só o tempo traz.
SERVIÇO: FeNAPI - Arte Entre Infâncias
Quando: 9 a 30 de novembro
Onde: Belo Horizonte e Betim (espaços diversos, conforme programação)
Os ingressos para o espetáculo Desimportâncias custam R$15,00 (inteira) - as apresentações para escolas serão gratuitas, as demais ações do festival são gratuitas e terão inscrições prévias. Para garantir a sua vaga acesse @insensatacia e @fenapibh.
Contatos para entrevistas
Keu Freire – 31 9993 – 6167
Brenda Campos – 31 9610-0482