https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Dança e Reciclagem
28/09/2023 16:25 em Novidades

Dança e Reciclagem no Barreiro

Campanha de doação de material reciclável 

A Companhia de Dança Agnes realiza um trabalho focado em danças urbanas e contemporâneas, diversa e singular, desde seu início, em 2001. Seu objetivo é investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos, coreografias e cenas curtas, através de processos colaborativos de pesquisa entre bailarinos, coreógrafos, artistas de outras áreas e direções.  A colaboração e participação ativa dos bailarinos no processo de criação cumprem sempre bons resultados em equipe, trazendo consistência e diversidade para os trabalhos artísticos.

A Cia. está localizada na região do Barreiro - onde ainda é grande a necessidade de conscientizar a população, pois produção e descarte de lixo encontram-se desenfreados. A Cia. Agnes acredita que, neste momento, é de grande valia um movimento artístico e socioambiental em prol da comunidade consciente e sadia.

Para além de sua já notória função na sociedade, o grupo enxerga a necessidade de contribuir ainda mais e, a partir dessa demanda, propôs o Projeto Terra: uma sequência de oficinas de dança urbana, contemporânea e ballet dentro do Barreiro. Pelo transcurso do projeto, por si só, ele tende a acontecer em uma das regiões mais pobres do bairro: a Vila Santa Rita.

As oficinas que visam cooperar para a mudança desta realidade serão oferecidas para a comunidade da Vila Santa Rita e as ocupações à sua volta: Nelson Mandela, Eliana Silva, Portelinha, Camilo Torres e Paulo Freire, com a pretensão de alcançar os usuários do Centro Cultural Vila Santa Rita e os alunos da Escola Presidente Itamar Franco, além, é claro, do público espontâneo.

 A empresa local Vina Gestão de Resíduos Sólidos e Locação de Equipamentos se uniu à Companhia de Dança Agnes, a parceria tem compromisso com a educação social, ambiental e cultural das comunidades. Com estímulos que construam a conscientização da preservação do meio ambiente, serão utilizadas práticas que levarão a momentos criativos e de sensibilidade e que provoquem a compaixão pelo planeta, levantando questões sobre o que e como podemos reutilizar vários utensílios/resíduos, inclusive no cenário da dança.

A ideia de salientar como é possível valorizar e elaborar algo com o que se é descartado para que o entendimento da preservação do meio ambiente já foi plantada.

O projeto segue com um total de 11 turmas, atendendo cerca de aproximadamente 100 participantes. Ao final de todo o processo, um espetáculo-produto levará o mesmo nome: TERRA. Nele será enfatizada a importância dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). O espetáculo será apresentado em Belo Horizonte.

Para o Terra, a designer Cristina Araújo, da Vina, já iniciou junto com a Cia Agnes a campanha de coleta/separação de materiais recicláveis/reutilizáveis para o desenvolvimento de figurinos, adereços e cenário do espetáculo. Os materiais estão sendo reunidos pelos alunos da Cia de Dança Agnes e familiares, para que os itens possam ser feitos à mão pelos participantes, no decorrer das oficinas, baixando o custo com compras de acessórios prontos, comprovando o valor da reeducação ambiental.

Os materiais solicitados são garrafas pet (de água e refrigerante); potes de danoninho, cápsulas usadas de café; lacres de latas; sacolinhas plásticas brancas e coloridas; caixas de leite e papelão. Tudo o que for recolhido será totalmente transformado e reutilizado.

A quem interessar ajudar no recolhimento, os materiais podem ser entregues no Centro Cultural Vila Santa Rita, às quintas feiras, de 18h às 20h; na Escola Municipal Luiz Gonzaga Júnior, todas as sextas feiras, entre 18h às 20h30 ou entrando em contato pelo instagram @ciaagnes.

A relevância do projeto finca sua sustentação na proposta eficaz de democratização e descentralização da arte, sobretudo a dança, induzindo à formação de plateia para esta arte e participando da formação juvenil através da acuidade artística.

Reciclagem promove sensibilização ao cuidado com o planeta, o que dialoga com a finalidade da arte - especialmente a dança - que proporciona um contato maior com as emoções humanas. Conciliar ambas é contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano.

Os materiais podem ser entregues até 20 de outubro no Centro Cultural Vila Santa Rita, às quintas feiras, de 18h às 20h; na Escola Municipal Luiz Gonzaga Júnior, todas as sextas feiras, entre 18h às 20h30 ou entrando em contato pelo instagram @ciaagnes. 

 

Youtube:

https://www.youtube.com/@projetosocioculturalagnesc7170/videos

Foto: Junior Paulista

Assessoria de Imprensa
Luciana Braga

(31) 98742-9632            

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!