https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Banda Bistrô
26/09/2023 16:09 em Novidades

Banda Bistrô em única apresentação em BH

A Banda Bistrô, já conhecida e aclamada pelo público, faz única apresentação em BH no próximo dia 03 de novembro, às 20h, no Teatro Pio XXII (R. Alvarenga Peixoto, 1679 - Santo Agostinho). Os ingressos já estão à venda pelo Sympla.

Há quase 10 anos os irmãos Wallace Laender, Peterson Carlos e Vinny Soares se juntaram ao amigo Leo Brito para um projeto caseiro de encontros gastronômicos regados à música, unindo os dois talentos do quarteto. Com a informalidade doméstica inicial, sem maiores pretensões, surgiu a banda Bistrô.

Dali, como consequência, o grupo começou a ser requisitado em outros eventos: festas universitárias, particulares e em cidades do interior. E assim se permitiram sonhar com uma carreira artística, que já se tornou profissional há tempos.

O nome da banda é, obviamente, uma alusão direta aos dotes culinários de Peterson e Leo, que são chefs de cozinha, numa carreira paralela.

Nos últimos 10 anos a banda vem construindo, com sucesso, sua trajetória. Foram vários registros fonográficos em álbuns e singles, apresentados ao público. No ano passado, a Bistrô lançou o EP Minha Preta, pela Sony Music.

O trabalho da banda é, na sua maioria, autoral, mas também fazem leituras próprias de alguns sucessos da MPB.

A música entrou na vida dos irmãos bem cedo, na igreja. Partiram para pequenos shows amadores, tocando cover, até o dia em que Wallace, o vocalista, anunciou ter composto uma canção. Foi o início da produção autoral da banda, que viu ali a ampliação de seus horizontes. Graças a esta primeira canção, surgiu mais uma - Te amando Calado - que estourou na internet e foi parar nos ouvidos de famosos da Rede Globo, que adoraram. O retorno tão positivo fez com que entendessem que podiam, sim, acreditar na banda, como profissão. A letra romântica na voz de Wallace e acompanhada por violão e violoncelo se transformou num clipe no YouTube. Depois foi incorporada ao recém lançado EP Minha Preta.

Um sucesso puxou outro e outro e outro. Em 2020, com o lançamento do EP Bistrô de Natal, veio a faixa Vida, também sucesso nas plataformas.

O EP Minha Preta reúne seis faixas, sendo cinco delas autorais. Menina dos olhos puxados, Hora de partir, Te amando calado, o single Vou te namorar, e a que dá título ao EP, além de uma versão para Tatuagem, de Chico Buarque, música importante na vida pessoal do vocalista e que dialoga bem com as autorais da banda. Nesta faixa, inclusive, a versão da Bistrô conta com a participação de Simone, esposa do Wallace.

Mesmo com grandes mestres da MPB como referência, o grupo busca não se ater a um gênero específico, pois adicionaram aos projetos muitos outros ingredientes, desde o pop rock até o pagode e o samba. Segundo o vocalista, sem bandeira nem panfletagem, mas pelo fato de sermos negros, tem também uma herança africana no nosso som, um suingue natural, que é nosso. O repertório da Bistrô traz um pouco de tudo, pois tem o objetivo de conversar com todas as tribos, mantendo a identidade.

Wallace é o principal compositor do grupo, mas seus irmãos também têm a verve lírica e melódica afiada. A faixa-título do EP Minha Preta é assinada pelos três. Todos os projetos da banda sempre foram pelo lado do coletivo e tudo passa pelo crivo dos quatro integrantes. Temos sintonia para compor, falamos do que nossa música carrega: ela é sonhadora, tem esperança, tem dor, tem sofrimento, mas também é alegre, aceita todo mundo.

Atualmente o grupo, contratado pela Sony, se permite ser ambicioso em relação ao que projeta para o futuro, da realização musical ao êxito financeiro e mercadológico, mas mantém o propósito primeiro: o de simplesmente mostrar sua música. Queremos um lugar na história da MPB, e para isso vamos lançar tudo o que a gente tem e considera que seja bom. Tem tantos artistas que passaram por nossa vida e nos deixaram tanta coisa com sua obra. São exemplos que ficam e embalam nossa história.

Este ano a banda encarou o desafio de enveredar-se pelo universo de Moraes Moreira e Luiz Galvão, dois grandes nomes da MPB. A homenagem é em forma de privilégio, pois o grupo está lançando uma música inédita da dupla: a canção Amigo Joel (única lançada após a morte de Moraes Moreira).

Honrados por sua versão ter agradado tanto, mostram nela o espírito baiano, que remete à alegria e dias de sol, sendo sempre carregada de boa energia e criatividade.

A Bistrô já tem um DVD, quatro clipes e seis álbuns lançados e é conhecida como aquela banda que canta sobre o amor. E é nessa vibe boa que o quarteto se apresenta no Teatro Pio XXII, em novembro.

Banda Bistrô

03 de novembro às 20 horas

Teatro Pio XXII (R. Alvarenga Peixoto, 1679 - Santo Agostinho)

Ingressos à venda pelo Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/bistro-ao-vivo/2165993

 

Foto: Marcos Hermes

Assessoria de Imprensa

Luciana Braga

(31) 98742-9632
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!