https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Rap Horizonte
22/07/2022 15:32 em Novidades

Rap Horizonte – exposição celebra 30 anos do Hip Hop na zona Leste de BH – Inauguração 6 de agosto

 

 Desde o seu surgimento na década de 1970, a cultura Hip Hop, tornou-se uma das principais manifestações culturais dos jovens em todo o mundo. Com a chegada da cultura ao Brasil em 1983, ela passa a definir códigos de comportamento entre os jovens, que vão das roupas e gírias às manifestações artísticas.   São mais de 30 anos de história do Hip Hop no país, e BH possui uma trajetória muito sólida na construção deste movimento. Com tantas memórias, o produtor cultural e rapper Daniel CF decidiu montar uma exposição a partir de antigas fotografias que contassem uma parte dessa história. 

Nasceu assim o Rap Horizonte, nome de um programa de rádio que agora batiza a exposição que reúne diversas fotografias, registros de momentos dessa cultura com recortes que datam desde 1988, com foco específico na Zona Leste da cidade. O mesmo nome que deu origem ao programa também batizou a mostra do projeto que homenageia as raízes do Hip Hop da região Leste de Belo Horizonte. 

Além das fotografias, a mostra contará com grafites realizados pelos artistas Bolinho, Wanatta Rodrigues, Rafael Boneco, Binho Barreto e Comum.

A exposição será inaugurado no dia 6 de agosto no Centro Cultural São Geraldo (Rua Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo). A celebração acontece das 16h às 21h e contará com apresentações de Selecta Joice Rud Girl; Colombiana, Setor R.A.P; DJ Wagner PSM , Bruna Pimenta B-girl ( Dança urbana) Daniel CF , Uai Sound System e A 286 (SP ).

A mostra seguirá em exposição até o fim do agosto no Centro Cultural São Geraldo e terá continuidades na Casa Hip Hop do Taquaril  (Rua Ludgéro Felipe Ferreira, 183 - Conj. Taquaril) em setembro, com encerramento no Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Álvares Cabral, 277 - Jardim Guanabara) em outubro.

A entrada é gratuita.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Histórico

O programa de rádio Rap Horizonte surgiu em 2010, e era produzido e apresentado pelo rapper e produtor cultural Daniel CF em uma rádio comunitária do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.  “O programa foi criado por mim, pelo Joforte (Jorge Marnet) e o Divinim (Thiago Carvalho) e eu toquei o projeto e seus desdobramentos depois”, explica Daniel CF.

Após o fechamento da rádio o projeto se transformou num projeto itinerante com as primeiras edições realizadas no Aglomerado da Serra, na Vila Ponta Porã e no Centro Cultural São Geraldo. 

Profundamente envolvido com as atividades do Hip Hop na Zona Leste, Daniel decidiu reunir, com a ajuda de outros artistas, o acervo que daria origem à exposição sobre os mais de 30 anos de trajetória.  

“Para que conseguíssemos desenvolver este trabalho realizamos entrevistas com pessoas que ajudaram a nortear a organização cronológica, então escolhemos pessoas que considero centrais pra isso, como o Evandro (rapper), o Francis (DJ e produtor cultural), o Blitz (rapper) e a Castanha (rapper).  Os textos resultantes dessas entrevistas também fazem parte da exposição”, conclui o organizador, Daniel CF.

SERVIÇO

O que: Rap Horizonte – Exposição dos 30 anos do Hip Hop da Zona Leste de BH

Quando: 6 de agosto, das 16h às 21h

Onde: Centro Cultural São Geraldo (Rua Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo)

Artistas convidades: Selecta Joice Rud Girl ; Setor R.A.P; DJ Wagner PSM , Bruna Pimenta B-girl ( Dança urbana) Daniel CF , Uai Sound System e A 286 (SP ).

Grafites de Bolinho, Wanatta Rodrigues, Colombiana Rafael Boneco, Binho Barreto e Comum.

A exposição prossegue em setembro na  Casa Hip Hop do Taquaril  (Rua Ludgéro Felipe Ferreira, 183 - Conj. Taquaril)

E em outubro no Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Álvares Cabral, 277 - Jardim Guanabara)

 

Entrada franca

 

Contatos para entrevistas: 

Daniel CF: 31 98579-1312 

Assessoria de Imprensa: 

Aclive Comunicação e Projetos - 

 (31) 98703-8902 whatsapp

31 97527 0892

  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!