https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Reside em Nós
27/06/2022 18:47 em Novidades

Reside em Nós – resultado da residência das artistas visuais Lídia Viber e Priscapaes exposição circula nos meses de julho e setembro

 

Priscapaes Lídia Viber são duas artistas visuais, ambas importantes expoentes da cena do grafitti. Após três meses de imersão, pesquisa e diálogos, nos quais trocaram sobre suas formas de produzir, anseios e visões de mundo, foram desenvolvidas seis obras que serão apresentadas na exposição “Reside em Nós”, que, entre outros temas, traz a discussão sobre lugar da arte, que está no cotidiano e não restrita às galerias e espaços acadêmicos. O processo de residência contou com a mentoria da também artista Juliana Gontijo, cuja contribuição foi fundamental para o desenvolvimento do fio condutor entre os trabalhos.

 A exposição será apresentada em dois Centros culturais da cidade: de 1 a 30 de julho no Centro Cultural Padre Eustáquio (R. Jacutinga, 550 - Padre Eustáquio) e de 3 a 30 de setembro no Centro Cultural Alto Vera Cruz (R. Padre Júlio Maria, 1577 - Vera Cruz). 

As regionais escolhidas para a circulação das obras correspondem aos lugares em que elas desenvolveram seus primeiros trabalhos, já que Priscapaes cresceu no bairro Coqueiros, região Noroeste, e Viber no Alto Vera Cruz, zona Leste da cidade. O acesso é gratuito.

Produção: Mexirica Cultural

 

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

Sobre as artistas

 

Priscapaes

Priscila Paes, conhecida como Priscapaes nasceu em Curitiba - PR, em 11 de junho de 1984, mas foi para Belo Horizonte aos 05 anos de idade e lá cresceu e vive até então. Sua formação passa pelo Teatro, Circo, Design Gráfico até seu bacharelado em Artes Plásticas pela UEMG - Escola Guignard. É arte educadora desde 2011, ministra oficinas de artes para crianças e adolescentes em espaços escolares e não escolares. Seu trabalho tem a figura feminina como fio condutor. Para a artista, a rua é a forma mais eficaz de comunicar com seu público e a arte educação é onde encontra possibilidades de trazer o fazer artístico mais palpável possível.

Lídia Viber. 

Nascida na zona Leste de Belo Horizonte, Lídia cresceu nas comunidades do Alto Vera Cruz e Taquaril. Teve seu primeiro contato com o graffiti aos 15 anos em uma oficina social, descobrindo a possibilidade de se expressar através dos desenhos nos muros. A partir desta experiência, começou  a escrever sua história na Arte Urbana. 

Cursou Cinema de Animação e Artes Digitais na UFMG e foi arte educadora de jovens periféricos por oito anos. Em 2013 recebeu a medalha de Honra Clara Zetkin, através  do SINPRO-MG. Lídia  ocupa um lugar de referência no que tange à arte urbana e muralismo brasileiro. Seu trabalho é inspirado pelo realismo mágico e, nessa linguagem, busca estimular reflexões sobre imposições, sonhos e desejos, inseguranças e aceitação, sejam eles apresentados em telas, aquarelas, graffiti ou em grandes murais. 

SERVIÇO

Exposição: Reside em Nós, de Priscapaes e Lídia Viber

Exposição no Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 550 - Padre Eustáquio) 01/07 a 30/07

Exposição no Centro Cultural Alto Vera Cruz – (Rua Padre Júlio Maria, 1577 – Alto Vera Cruz) 03/09 a 30/09

 

Entrada Gratuita

 

Foto - Pablo Bernardo

 

Contatos para entrevistas:

Priscapaes: 31 7509-0584

Lídia Viber: 21 99651-6024 

Assessoria de Imprensa:

Aclive Comunicação e Projetos

31 98703-8902

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!