https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Celso Moretti e W Mota
13/06/2022 17:49 em Novidades

Celso Moretti e W Mota promovem encontro entre a música e as artes visuais

 

 “Estamos por detrás do Muro” é o nome do projeto que promove o diálogo entre Celso Moretti, cantor, compositor e pioneiro do reggae em Minas Gerais, e W Mota, artista visual cujo trabalho é marcado por referências de matriz africana. Os dois artistas de linguagens distintas se encontram em uma apresentação intimista que tem como objetivo compartilhar com o público os processos criativos de ambos. A proposta traz a instalação Giras Caixas,  de W Mota e pocket show de Celso Moretti, com seu “Reggae Favela”, seguido de uma roda de conversa na qual os dois artistas discutem e abrem seus caminhos de criação, reduzindo a distância imaginada entre público e criadores, numa perspectiva de proximidade e interação direta com quem recebe os seus trabalhos. Ambos moradores da cidade de Betim, os artistas têm em comum o fato de retratarem a periferia e a negritude em suas obras,com pontos de vistas que se complementam. O projeto teve início em 2020, e agora segue para três Centros Culturais da cidade, em apresentações gratuitas:

 

21/08 – Centro Cultural Lagoa do Nado (R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã) das 10 às 13h

 

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

Outras perspectivas, novos olhares

A partir de suas trajetórias os artistas começaram a se questionar sobre o que é “Estar por detrás do muro” e como esse processo de produzir arte fora dos holofotes também pode ser provocador e mobilizador. “É um espaço de acolhimentos para indivíduos que estão neste mesmo lugar em toda a estrutura da sociedade”, aponta Celso Moretti. “Refletir neste processo é contribuir para o rompimento de pensamentos eugenistas, que selecionam o que deve estar no mainstream de forma exclusiva e inferioriza alguns tipos de manifestações artísticas, baseando-se nos termos estéticos e artísticos euro centrados”, conclui W Mota.

 

Sobre Celso Moretti

Celso Moretti pioneiro do reggae em Minas Gerais, um dos mais antigos nomes do reggae do Brasil, traz consigo uma linguagem e trejeitos “favelísticos” das décadas de 60 e 70, período que marcou profundamente a sua vida e trajetória musical, criando o Reggae Favela e tornando-se a maior referência do gênero no estado.  Seus trabalhos, produzidos de forma independente, apontam as desigualdades sociais vividas nas favelas.

 

Sobre W Mota

W Mota desenvolve trabalhos que têm como principal referência as marcas e símbolos de matrizes africanas. Através de instalações, pinturas, objetos, intervenções urbanas e vídeos experimentais, o artista ressalta elementos que compõem e traduzem expressões afro-brasileiras. Sua instalação Gira Caixas foi apresentada em espaços como o Museu Inhotim, Memorial Minas Gerais Vale e 1º Salão de Artes Visuais de Navegantes.

 

Serviço

Estamos Por detrás do Muro – com Celso Moretti e W Mota

25/06 – Centro Cultural São Geraldo (R. Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo  das 14h às 17h

10/07 - Casa do Beco (v. Arthur Bernardes, 3876 - Santa Lúcia) das 10h às 13h

21/08 – Centro Cultural Lagoa do Nado (R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã) das 10 às 13h

Contatos para entrevistas:

Contatos:

William Mota: 31 987629456

Celso Moretti: 99796-9563

Mexerica Cultural: (Luciana 31 99307-7192)

 Assessoria de Imprensa - Aclive Comunicação e Projetos

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!