Projeto As Panderista - Roda de Pandeiro encerra a nova edição neste fim de semana – 16 de abril
O projeto As Panderista – Roda de Paneiro foi organizado pelas artistas e multi-instrumentistas Manu Ranilla, Anna Lages e Luísa de Paula e consiste em promover encontros entre mulheres onde, através do ensino do pandeiro, trocam vivências, experiências e escutas. A ação passou por praças de bairros como Praça Ramatis - Bairro Aparecida, Praça Cristo Reina – Barreiro e Praça Carlos Marques – Calafate e encerra a atual edição neste sábado, dia 16/04, de 14h às 16h no Parque Municipal Renné Giannetti, Centro de Belo Horizonte, com um grande encontro celebrando todo o processo e a participação da cantora e instrumentista mineira, Nalú Pimenta.
As atividades contam com intérpretes em Libras.
Produção: Mexerica Cultural.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Espaço de acolhimento e cumplicidade
A fundadora da roda das Panderista é Manu Ranilla, “pandeirista, tamborzeira e cantautora”, como se define a artista que participa de diversos projetos musicais na cidade, entre eles o Coletivo Negras Autoras. A idéia surgiu quando a musicista deu aulas no Tambor Mineiro e percebeu a necessidade de realizar encontros reservados apenas às mulheres, da necessidade de encontrar um lugar em que elas pudessem ser escutadas, se escutar, conforme relata Anna Lages, também integrante do projeto: “Os encontros começaram em 2016 e a Manu percebeu que isso poderia ser maior e atingir outras mulheres. Eu cheguei agregando um pouco com as brincadeiras, que tem a ver com o canto, eu já tocava com ela, então dei esse suporte na roda”. De acordo com Anna, os encontros começaram a ficar mais regulares e outras mulheres se aproximaram.
“Em 2018 fizemos um grupo de estudos no Padre Eustáquio, no ateliê da Kuenda, da artista Fê Patuá, localizado no espaço Colheita, e a Luisa de Paula, que hoje é professora, era uma das mulheres que estavam com a gente neste grupo de estudos e foi quando fechamos este trio de professoras. A Luisa traz muito essa linguagem do corpo, porque ela vem do teatro. O pandeiro é o motivo que nos move, e essa roda se tornou um lugar muito especial de troca, sempre acontecem conversas muito profundas, as mulheres sentem-se muito à vontade. O pandeiro tornou-se um símbolo dessa possibilidade da mulher ser instrumentista”, Conclui Anna Lages.
SERVIÇO
As Panderista – Rodas de Pandeiro (Oficinas gratuitas)
Encontro final
Dia 16 de abril, 14h às 16h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte)
Público:
Mulheres - jovens, adultas e idosas
Iniciantes, intermediárias e avançada
Sem número fechado de vagas (estimativa 20 mulheres por praça)
Contatos para entrevistas
Manu Ranilla - 31 9426-4084
Luísa de Paula - 31 9301-3932
Anna Lages - 31 9220-7596
Foto: Femme Colab
Assessoria de imprensa:
Aclive Comunicação e Projetos
Contatos: 31 97527-0892/ 31 98703-8902