https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Duzão Mortimer e Marcos Pimenta lançam o EP Didático Científico
25/10/2021 17:02 em Música

Música e ciência: Duzão Mortimer e Marcos Pimenta lançam o EP Didático Científico no dia 11 de novembro

 

O trabalho que aborda a ciência de forma lúdica através de ritmos da cultura popular brasileira

 

No dia 11 de novembro o compositor mineiro DuzãoMortimer lança nas plataformas digitais, junto com seu parceiro Marcos Pimenta, o EP Didático-científico. Além de homenagear a ciência em tempos obscuros, o trabalho traduz a vivência dos dois compositores que além de músicos também são pesquisadores do CNPq e professores aposentados da UFMG, mas ainda na ativa. O novo trabalho conta com três faixas que o artista denomina de “canções didático-científicas”, conceito através do qual ele aborda temas científicos ligados a grandes nomes da Física, Química e Biologia, sempre com humor e a inserção de histórias fictícias. Didático Científico traz as faixas "A 3a de Newton", abordando a física, lançada anteriormente, no dia 12 de outubro, "Lavoisier, ou nada se perde nada se cria", com ênfase na química, e "Charles (Darwin) Diz", esta última sobre a Teoria da Evolução. O disco passeia por ritmos samba rock, marchinha e baião. As composições são resultantes das parcerias com artistas da cena mineira como LeopoldinaMarcelo Dolabela e Geraldo Magela.

As três canções ganharam videoclipes dirigidos pela artista plástica Josiane Souza, num interessante diálogo com as artes visuais. Os trabalhos serão lançados de maneira simultânea às músicas nas plataformas digitais e poderão ser vistos no canal do youtube do artista (link aqui: https://bit.ly/30DikrF )

 

A arte em diálogo com a ciência e a vida cotidiana

Mais do que trazer letras que situam figuras famosas da ciência em situações inusitadas, o “Didático – Científico” funciona como um contraponto a um discurso anti-ciência que tem se estabelecido, não só no Brasil mas no mundo como um todo, nos últimos anos. “A discussão da ciência na atualidade é muito importante e necessária porque deve investigar as formas genuínas da expressão humana. O cotidiano é o propulsor da ciência na arte, ou da arte na ciência, gerando a fusão da matéria bruta com um pós-vir. O ideal é dar chance a cada ouvinte de desvendar de qual modo ou em quais tempos a ciência interfere no seu cotidiano”, explica Duzão Mortimer. De acordo com o músico, uma das razões para o lançamento do EP “Didático-científico” é, como explica Duzão Mortimer, a importância de se posicionar contrário à “onda de negacionismo que é alimentada atualmente no país”. O disco segue leve e afetivo na sua sonoridade e na forma bem humorada como Mortimer aborda as situações, ao mesmo tempo que é movido por inquietações pertinentes ao nosso tempo. “Nessa conjuntura, cantar o “Didático-científico” soa como uma contestação a essa miríade de ante-cientistas e negacionistas que assolam o país atualmente, fruto de um governo que desconsidera totalmente a ciência e a cultura”, conclui o músico.

 

Sobre o músico

DuzãoMortimer construiu sua carreira artística em torno do circuito musical universitário de Belo Horizonte e Minas Gerais. No início dos anos 80 com a “Alegria Blues Band” e depois com “O Grande Ah!”, participou de vários festivais e festas estudantis, culminando com o lançamento do disco “1989”. Na década de 90 participou do Mariantivel, com a qual gravou um disco em 1997. Nos anos 2000, relançou “O Grande Ah!” com a formação contando com os filhos, numa edição que contava com duas gerações de músicos – Duzão e Marcos Pimenta e os filhos Ivan e Lucas Mortimer, e Rafael Pimenta. Foi com base nesta banda que Duzão desenvolveu o projeto solo “Trip Lunar”, que deu origem ao CD lançado em 2014, todo ele com músicas inéditas, a maioria em parceria com o poeta e agitador cultural Marcelo Dolabela. O disco “Trip Lunar” teve participação da nova geração de músicos de Belo Horizonte, como Alexandre Andrés, Henrique Staino, João Machala, Ygor Rajão, Yuri Vellasco, Rafael Pimenta, arranjos de Rafael Martini, João Antunes e Pedro Licínio, e participações especiais de Chico Amaral, Ladston do Nascimento, Leopoldina Azevedo, José Luiz Braga, Marcos Pimenta e Simone Wajnmam."TripLunar"foi lançado em Nova York, no SOB's, em abril de 2014 e depois em Belo Horizonte. Em 2017 DuzãoMortimer lançou o segundo disco solo, “Homem de Laboratório”.

As canções didático-científicas tem encantado o público desde o seu aparecimento em "O Grande AH!", nos anos 80. DuzãoMortimer agora aprofunda a temática e lança a homenagem aos grandes nomes da Ciência.

 

Ficha técnica:

 

Gravação e Mixagem: Lucas Mortimer no Estúdio Mortimer

1) "Lavoisier, ou nada se perde nada se cria" - Autores: Duzão Mortimer e Leopoldina

2) "Charles Diz" - Autores: Duzão Mortimer e Marcelo Dolabela

3) "A terceira de Newton" - Autores: Marcos Pimenta e Geraldo Magela

 

SERVIÇO:

Lançamento do EP Didático Científico de Duzã Mortimer e Marcos Pimenta + lançamentos dos videoclipes desenvolvidos pela artista Josiane Souza

Quando: 11 de novembro

Onde: Lançamento nas plataformas digitais

EP Didático Científico

Spotifyhttps://spoti.fi/3joyPyi

Deezerhttps://bit.ly/3C6rhrq

Soundcloudhttps://soundcloud.com/duzao-mortimer

YouTubehttps://bit.ly/3jhQdos

VideoclipesYouTubehttps://bit.ly/3jhQdos

 Foto: Flávio Charchar

Contato para entrevistas: Duzão Mortimer - 55 31 9183-5858

 

Assessoria de imprensa:

Aclive Comunicação e Projetos

Roger -98703-8902

Rogério Dias 
Aclive Comunicação e Projetos
97527-0892
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!