https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Idea em Concerto recebe Ricardo Ulpiano
15/03/2018 17:31 em Música

 

Idea em Concerto recebe Ricardo Ulpiano

Participações especiais das Autoras

No dia 13 de abril às 19h, "Ricardo Ulpiano convida Autoras: Greyce Soute, Caroline Craveiro, Clara Rodrigues, Simone Teodoro" será um encontro entre música e poesia.

A proposta surgiu como fruto das múltiplas parcerias do músico Ricardo Ulpiano com diferentes artistas. Nesse show, o público tem a oportunidade de conhecer o trabalho dessas autoras, além de curtir os poemas musicados que compõem o repertório do músico. 

 

Sobre Ricardo Ulpiano

A música é presença constante na vida Ricardo Ulpiano desde a tenra infância. Primeiro, através dos discos de cantores que sua mãe ouvia em casa. Menino ainda, encantou-se com a Folia de Reis, tradição que conheceu quando sua família mudou-se para o Novo Progresso, bairro de Belo Horizonte que abriga essa festa folclórica. Ainda nessa época, Ricardo conheceu a MPB, através dos discos que sua mãe ouvia (Maria Bethânia e Alceu Valença, entre eles), e, pegando carona nas preferências do irmão mais velho, descobriu o heavy metal de Iron Maiden, Sepultura, Overdose e muitos outros. “Eu escutava de tudo, todas as tendências. O meu primeiro show foi o do Kreator (banda alemã de thrash metal, formada em 1982)”. “Estava com oito anos e minha turma de roqueiros tinha 16, 17 anos”, lembra.

Foi por esse tempo que Ricardo descobriu que queria ser músico.” Meus pais achavam engraçado quando eu tocava no assunto. Era muito novo para tomar qualquer decisão, ainda mais essa”. Se não houve influência familiar direta, também não teve proibição em casa. Aos 14 anos ganhou um violão e, aos 16, com dinheiro do próprio trabalho, comprou a primeira guitarra.

Daí em diante a música tornou-se proeminente em sua vida. Ricardo estudou na Pró Music, tradicional escola de Belo Horizonte, obteve Licenciatura na Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais, pós Graduação na UFMG e botou o pé na estrada. “Fiz um pouco de tudo: fui roadie de bandas de metal, toquei guitarra no U2 Cover e no Rappa Cover, atuei como empresário e produtor dessas bandas...”, conta.

A passagem pela UEMG culminou numa outra descoberta, igualmente rica e definitiva: a música brasileira de raiz. “Em 2006, passei a levar música brasileira, predominantemente samba, para a escola, onde geralmente só se estuda música erudita. Comecei chamando os meninos pra tocar samba depois das aulas, num bar da vizinhança. Logo depois, os professores também aderiram à nossa ‘causa’, que acabou se tornando uma atração do bar”, lembra Ricardo.

O samba-rock, que veio a seguir na trajetória de Ricardo Ulpiano, chegou com status de trabalho, alentando o formato profissional de sua carreira. “Foi quando comecei também a cantar, porque antes só tocava guitarra e não me interessava imitar o rock em inglês”, comenta. Neste período, entre 2006 e 2008, integrou o Sambalanço e participou do N.Xau, Manolos Funk, além do Ziriguibum, projeto de música infantil, que levou o cantautor ao Movimento Latino Americano e Caribenho da Canção Infantil, assim como ao Movimento Brasileiro da Canção Infantil, alcançando participações em festivais nacionais e internacionais.

 

Idea em Concerto recebe Ricardo Ulpiano

Participações especiais: Greyce Soute, Caroline Craveiro, Clara Rodrigues e Simone Teodoro

13 de abril – 19h  

Idea Casa de Cultura

Rua Bernardo Guimarães, 1200 - Funcionários

Classificação Livre

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) – R$ 15,00 (meia) 

Venda antecipada: www.sympla.com.br

Informações: (31) 3309-1524

 


Assessoria de Imprensa

Luciana Braga - (31) 98742-9632

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!