https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Arte e Cultura
22/02/2024 18:18 em Novidades

Sarau eFeira: Arte e Cultura – evento que promove a valorização das artes urbanas e periféricas acontece em 9 de março com programação que inclui shows de rap e slam

 

 Criado em 2021 o Sarau eFeira – Arte, Cultura e Empreendedorismo evento artístico-cultural criado com o intuito de valorizar as múltiplas produções artísticas das periferias de Belo Horizonte e Região Metropolitana,em Minas Gerais, chega  realizará sua 21ª edição no dia 9 de março, no Centro Cultural Lindeia Regina  (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Regina, Belo Horizonte - MG), a partir das 12h, com o tema Março Livre.

 

O projeto foi idealizado pela poeta , mestre de cerimônia e educadora social Regiane Abelha, com o objetivo de fomentar espaços para a arte e para a comercialização dos trabalhos.

Além da exposição dos trabalhos de artesãos e feirantes, a programação conta com atividades de formação para empreendedores culturais periféricos, shows de RAP e o evento literário “Slam e Feira”, competição regional de poesia falada na qual serão selecionados dois artistas uma vaga na competição estadual e, posteriormente, para a competição nacional. O evento conta ainda com rua de lazer e brinquedos para  público infantil.

 

Além da atividade a ser realizada em março, o Sarau eFeira contará com programação distribuída por outros Centros Culturais ao longo do ano, com temáticas específicas.

Em 11 de maio a feira acontece no Viaduto das Artes (Av. Olinto Meireles, 45 - Barreiro, Belo Horizonte), com o tema Tal Mãe, Tal Filha, homenageando o dia das mães. O dia 14 de  setembro contará com a edição “Amarelo”, em diálogo com o mês de prevenção ao suicídio , no Centro Cultural Zilah (R. Carnaúba, 286 - Zilah Sposito, Belo Horizonte) e, encerrando,o dia 9 de novembro, com o tema “Não me chame só em novembro”, trazendo reflexões sobre o Mês da Consciência Negra, no  Centro Cultural Urucuia (R. W-3, 500 - Pongelupe, Belo Horizonte).

 

Fomentando espaços para a arte urbana e periférica

Regiane Abelha traz uma longa trajetória de vivência na arte urbana, passando pelo hip hop e pela comercialização do seu trabalho artesanal nas ruas da cidade,e foi dessa experiência que nasceu a idéia do Sarau Feira e Arte.

“Eu fui hippie, antes disso eu vim do rap, fazia poesia e dentro do rap comecei a fazer poesia marginal, então vim com a idéia de fazer artesanato e poesia.  Vendi artesanato e poesia por muito tempo, sem parar de produzir na cultura hip hop, nos saraus, na cultura urbana. Mas eu vi uma necessidade maior de ir além de comercializar os meus produtos, vi a necessidade de abranger e ocupar  outros espaços. Criei o sarau e feira pra ser um espaço não apenas de poesia, mas toda a manifestação artística cultural . e a feira traz essa possibilidade de comercialização dos produtos, pensando nessa responsabilidade econômica para com os agentes culturais,” conta Abelha, enfatizando o caráter inclusivo do projeto com olhar voltado para a diversidade dos artistas e empreendedores.

“O Sarau e Feira surge então  da necessidade de ocupar espaços e dar oportunidades para novos artistas , e quando digo novos, não falo de faixa etária, mas daqueles que podem estar recomeçando ou que não tiveram oportunidade de se apresentarem antes, mesmo sendo muito bons no que fazem, então a o sarau e Feira é uma porta de entrada. E para os feirantes também para que eles compreendam que não estão sozinhos e podem participar deste espaço colaborativo. Então o sarau e Feira é um espaço de arte, cultura e empreendedorismo em suas mais variadas formas”, conclui Abelha.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

Programação:

Oficina Empreendedorismo Social e montagem de palco – (auditório)

Ensaio aberto Minas e Monas

Sarau mic aberto/ Coletivo Manas

DJ Metamorfo 

Aquecimento e Primeira Rodada de Slam

Contagem de notas e segunda rodada de slam

Dj Metamorfo

Terceira rodada e final do slam

Emy Roots

Resultado final do Slam

Preta Lua e D’grego

 

Ficha Técnica:

Produção Executiva - Amazonita

Assistente de produção executiva  - Ste

Produção Artística  - Kadosh

Assistente de produção Artística  - Letícia Fox

Mídias Sociais - Hadassa

Mestre de cerimônias, slam master e oficineira: Abelha

Intérprete de Libras – Crizim

Monitor de apoio e Inclusão - Frans ( Professor Givanildo)

Fotos - Cynthya Phoesia

Vídeomaker – TEJ

Assessoria de Imprensa – Aclive Comunicação

 

SERVIÇO: Sarau e Feira – Arte, Cultura e Empreendedorismo –Março Livre

QUANDO: 9 de março, a partir das 12h

ONDE:  Centro Cultural Lindeia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Regina, Belo Horizonte - MG)

Entrada gratuita

 

Contato para entrevistas: Regiane Abelha  - 31 99516-4251

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!