https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
FIC 2023
27/02/2023 18:34 em Novidades

FIC 2023 celebra a riqueza cultural de Minas Gerais

O FIC - Festival Internacional de Corais - promove a cada ano uma temática específica. Nesta edição de 2023, o tema do festival será Minas Gerais, estado reconhecido e admirado internacionalmente por sua riqueza cultural, importância histórica e belezas

No dia 3 de março acontecerá a abertura do FIC Minas na cidade de Pirapora, com shows de Júlia Ribas e banda, Sérgio Pererê e banda e participação do Coral Freedom de Pirapora, na Praça da Estação, a partir de 20 horas, com entrada franca.

Fechando a participação do FIC Minas em Pirapora, no 4 de março, às 20 horas, na mesma Praça da Estação, o público poderá assistir aos shows de Chico Lobo e banda - Mamour Ba e African Vozes com participação do Coral Freedom e Coral Ensaio Aberto, e o cantor e compositor Inácio Loiola.

Os participantes do FIC Minas

A ideia do Coral Ensaio Aberto de Belo Horizonte surgiu há oito anos, durante a realização dos eventos promovidos pelo Maestro Lindomar Gomes: o FIC – Festival Internacional de Corais, o FIC Natal, o Dia de Minas, Solenidade de Comemoração da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto e festivais de Caetanópolis, Itabira, Itabirito, Nova Era, Pedro Leopoldo, São Vicente e Santana do Riacho. Os participantes, de diversas faixas etárias, são integrantes de corais da região metropolitana de Belo Horizonte, praticando o canto coral de forma festiva e sublime. Os ensaios ocorrem aos sábados de 11 às 12 horas no Salão da Igreja São José.

O Maestro Lindomar Gomes é formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência Coral pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Técnico em Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, é formado também em Arte-educação pela UEMG e Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Maestro do Coral Ensaio Aberto, no qual desenvolve um projeto de resgate do Canto Coral voltado para composições brasileiras, ele coordenou vários festivais pelo Estado, como Festival de Inverno de Itabira e Festival de Verão de Pedro Leopoldo. Atuou em atividades corais na Argentina, Cuba, Itália e Venezuela. É idealizador e coordenador do FIC Festival Internacional de Corais & Bandas. Recebeu do governo de Minas Gerais a Medalha Tiradentes pelos relevantes serviços em prol da Cultura Mineira.

O Coral do Estúdio Freedom é realizado desde 2020 pela cantora lírica e professora Kenia Freedom, como parte das atividades educativas ministradas aos alunos do estúdio. A iniciativa busca levar os alunos para a vivência nos palcos bem como o trabalho em equipe e os desafios da combinação de vozes. Fazem parte do coral crianças, jovens e adultos alunos do estúdio e membros da comunidade piraporense.

O multi-instrumentista e compositor senegalês Mamour Ba é formado em Música pela Universidade de Dakar. Com uma linguagem própria, vem investigando ao longo dos anos os ritmos tradicionais do continente africano. E como percussionista, utiliza as influências rítmicas ligadas aos ritos, Jazz, Pop, Contemporâneo e Afro tradicional para contar a história da música senegalesa. Atualmente, acompanhado de seus filhos Cheikh (bateria/percussão) e Deynaba (piano/teclado), mostra um trabalho totalmente autoral titulado “African Sabar Pop” com composições marcadas pelos ritos da música do Sahael, Mauritânia, Mali e Guiné, onde se encontram o menestrel da música africana.

Formado em 2017 por Mamour Ba, o grupo African Vozes tem como finalidade difundir as expressões vocais que contam a história das vozes africanas. O estilo vocal passa pelas tradições do continente africano e vozes dos escravos que fizeram parte e influenciaram a música americana, em especial o jazz e blues. O repertório do grupo inclui a música brasileira, com um repertório vasto e alegre.

Sérgio Pererê é cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical. Seu trabalho autoral é reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades – com destaque para as referências afro-latinas –, e pelo timbre peculiar de sua voz. Sua poesia sofisticada entrelaça temas cotidianos a enunciados metafísicos e elementos do sagrado de matriz africana, como o culto à ancestralidade e aos orixás. Já se apresentou em várias regiões do Brasil e em países como Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina. Sérgio Pererê considera-se amadrinhado pelas raízes banto de Minas Gerais.

Filha do músico Marku Ribas, a cantora, compositora e multiartista Júlia Ribas já completou 25 anos de carreira. Gravou o seu primeiro disco, "Brasiliando", em 2005. Em 2021, Júlia Ribas lançou o projeto “Lágrima Seca”, com poesias autorais trazendo cantos de aboios, violões e melodias que ilustram as vivências e narrativas do contexto da mulher em sofrimento e a sua cura.

FIC – Duas décadas de música ao vivo.

Há mais de 20 anos, o FIC - Festival Internacional de Corais -    proporciona a cada edição - sempre gratuitamente - apresentações de mais de 150 corais, bandas, congados, orquestras, shows de renomados artistas nacionais e internacionais para um público superior a 100 mil pessoas, em aproximadamente 60 lugares de 15 cidades de Minas Gerais. É uma forma de integração entre variadas manifestações da música e da cultura, popular e erudita.

A música vocal e instrumental coletiva une, cura, transforma, e transfere de geração a geração tradições centenárias de nossa cultura. O Festival Internacional de Corais, Bandas e Orquestras, hoje o maior da América Latina, é um espaço essencial para promover e integrar corais e grupos vocais/instrumentais, amadores e profissionais, de empresas, instituições de ensino e comunidades.  O FIC oferece também oficinas de canto coral e educação musical, para aprendizado e intercâmbio de informações.

FIC 2023 – Minas Gerais

Programação

Dia 3 de março - Abertura do FIC Minas Gerais em Pirapora, na Praça da Estação, a partir de 20 horas, com shows de Júlia Ribas e banda, Sérgio Pererê e banda e participação do Coral Freedom de Pirapora.

Dia 4 de março, na Praça da Estação de Pirapora, a partir de 20 horas - shows de Chico Lobo e banda - Mamour Ba e African Vozes com participação do Coral Freedom e Coral Ensaio Aberto, e o cantor e compositor Inácio Loiola.

Entrada gratuita

Acesse: www.festivaldecorais.com.br

 

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=3T4NTnXb_PQ

Foto; Patrick Arley

Assessoria de Imprensa

Luciana Braga

(31) 98742-9632

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!