https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
CarroOvo
29/08/2022 15:23 em Novidades

CarroOvo – intervenção da artista Janaína Tábula ganha mini documentário – a sessão comentada acontece dia 27 de setembro, no Centro Cultural Vila Marçola

Projeto desenvolvido pela performance, atriz e educadora Janaína Tábula, o CarrOvO completou em 2022 400km de itinerância pelas ruas de Belo Horizonte. Durante os meses de maio e junho a artista percorreu com seu fusca 74 adaptado, as regionais Norte, Nordeste, Oeste e Pampulha em rotas descentralizadas, entrevistando mulheres e ecoando memórias das entrevistadas através dos auto-falantes. Em bom mineres, CarrOvo foi inspirado nos tradicionais carros de que vendem fritas e ovos nos bairros, o que inspirou nome do performance.

Esta edição contempla um ciclo com 31 memórias de mulheres fundamentadas em uma perspectiva social, racial, étnica e intergeracional. Foram ecoadas memórias de mulheres entre 10 e 70 anos que partilharam com a cidade experiências que atravessam saberes ligados à acessibilidade, luta indígena, cuidados com a família, comida afetiva, corpos políticos, transição capilar, auto aceitação, luto, traumas, infância e saudades, criando uma grande colcha de retalhos sonora e afetiva”, explica Janaína Tábula. 

Todo este percurso resultou num vasto material de entrevistas que está disponível no soundcloud do projeto e deu origem ao curta “Carrovo - percursos, territórios e Memórias”, trabalho que será exibido no dia 27 de setembro, às 15h no Centro Cultural Vila Marçola (Rua Mangabeira da Serra, 320 – bairro Serra). A seção gratuita será comentada pela artista que contará sobre o processo de construção e a importância do registro destas memórias. Quem assina a direção do trabalho é a artista mineira Dayane Tropicaos.

Sinopse:

A Intervenção Urbana itinerante CarrOvO é uma ação de mediação de memórias femininas que circulou nas ruas das regionais Norte, Pampulha, Nordeste e Oeste de Belo Horizonte ecoando memórias, saberes, lutas, dores e amores de mulheres numa perspectiva intergeracional, social, racial e étnica. O processo contemplou 400Km de percurso ecoando saberes pelos territórios e criando paisagens sonoras nas rua de BH de forma poética e sensível.

Data 27 de Setembro (Terça-feira)

Horário: 15h

Local: Centro Cultural Vila Marçola/ CCVM (Rua Mangabeira da Serra, 320 – bairro Serra)

Sessão aberta e gratuita. 

Duração: 15 minutos

Contatos para entrevistas:

Janaína Tábula - 31 9636-7266

 

Assessoria de imprensa

Aclive Comunicação e Projetos

031 98703 8902

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!