https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
HORA DA CENA - Projeto Estação da História traz cenas com importantes nomes do teatro mineiro
03/08/2021 17:05 em Música

HORA DA CENA - Projeto Estação da História traz cenas com importantes nomes do teatro mineiro – dias 13 de agosto e 4 de setembro

 

Hora da Cena é uma proposta de produções cênicas em formato de vídeo inspirada na literatura, com dramaturgia autoral e de grandes mestres da literatura. O projeto, desenvolvido pela Estação Criativa, conta com nomes relevantes da cena teatral mineira como Cida Falabella, Chico Pelúcio, Glicério do Rosário, Carlandréia Ribeiro, Rodrigo Robleño e Letícia Castilho. São seis episódios gravados, delineados através dos textos escritos e ou selecionados pelos artistas convidados para a proposta.

“As cenas trazidas pelo projeto reforçam a importância da literatura e da palavra, sobretudo neste contexto pandêmico, e será uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a percepção artística das atrizes e dos atores convidados”, explica o produtor Fabrício Belmiro, um dos responsáveis pelo projeto. Toda a programação é gratuita e vai ao ar nos dias 13 de agosto e 4 de setembro, às 19h pelo canal do Youtube da Estação Criativa  (https://www.youtube.com/user/estacaocultura)

 

Esta é uma ação desenvolvida com recursos advindos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, a Estação Criativa apresenta o Projeto Estação da História – Edição HORA DA CENA.

 

 

PROGRAMAÇÃO

13 de Agosto:

Vídeo Poema ‘Desejos’ com Chico Pelúcio

Cena inspirada na impossibilidade. Do querer. O desejo e as suas impossibilidades. 

A angústia do ser humano, de ver, querer e muitas vezes não poder.

 

Espalhada Pelo Continente com Carlandréia Ribeiro

A cena é um recorte  das escrevivencias da artista, presente no projeto ‘Experimentos de escrita e deságue para não enlouquecer na pandemia’ inspirado e estimulado por outras lindas mulheres, Conceição Evaristo, Dalva Maria Soares e Adriana Garcia. A cena instaura e articula vários lugares na vida da artista, e com poemas, contos, orixás femininos e afetividade, Carladrea traz para a cena traz a voz de uma mulher negra, que fala sobre o erotismo, o amor, a solidão da mulher negra, que vive uma solidão sob e em vários aspectos, social, econômico e o afetivo. 

Meu Manifesto-Desabafo De Uma Mulher De Teatro com Cida Falabella

É o libelo de uma mulher atriz. Mulher madura que já dedicou uma boa parte da sua vida ao ofício teatral e que se indigna com perseguição aos artistas, aos corpos e sobretudo aos corpos das mulheres. Cida faz do teatro, do espaço, da arena, uma vocalização de muitas vozes, não só de sua voz, mas repercute a voz de mulheres que vieram antes e as que virão depois.  Esse   trabalho foi concebido originalmente com coro de mulheres incríveis, as Chicas da Silva, que acompanhou a atriz em cena e na edição do Manifesto de Janela de Dramaturgia. Para o Hora da Cena essa Cida traz o Manifesto e um solo.

 

04 de Setembro:

O Artista Da Fome com Glicério do Rosário 

(inspirada no conto, de Franz Kafka - Glicério Rosario)

A cena apresenta um jejuador muito famoso por consegui jejuar por muito tempo e por causa dessa arte, o artista atrai a atenção de muitas pessoas, mas que em um dado tempo sua arte começa a cair em desvalorização, mas o artista não abandona sua arte. Trazer o artista da fome para essa experiencia é para Glicério, uma tentativa é chamar a atenção para esse ponto. O contraponto da arte que preza pelo belo e dos shows de entretenimento que buscam agradar efemeramente os momentos de todos aqueles que buscam consumir, consumir e descartar.   

Que Palhaçada É Essa? Com Rodrigo Robleño (Palhaço Viralata)

Traz o palhaço Vira Lata em uma provocação, guiado pela Semana de Arte Moderna de 22, Rodrigo apresenta as palavras e a força dos textos de Oswald de Andrade e outros poetas que escreviam na época, como Florbela Espanca, Fernando Pessoa e sua autoria.  Robleño homenageia os autores trazendo sua figura de palhaço inspirado na presença do palhaço Piolin que foi um símbolo da arte popular durante a Semana de Arte Moderna de 22, que ano que vem irá completar 100 anos.  

Ai De Nós Se, Temporariamente, Não Esquecêssemos! Com Letícia Castilho

Baseada no conto “Monólogo”, de Cecília Meireles, a cena traz uma mulher que, no espaço de tempo de algumas horas, relata, sensorialmente, tudo que se passa em seu corpo durante sua breve experiência de morte. O texto, publicado originalmente em 1946, na revista carioca Letras e Artes, constitui uma das raríssimas peças de Cecília a que poderíamos chamar de conto. Esta pequena narrativa poderia se encaixar no gênero policial, graças ao efeito de suspense criado pelo narrador - a própria vítima que relata a as fases do seu imprevisto envenenamento.

FICHA TÉCNICA

 

Elenco - Cida Falabella, Chico Pelúcio, Glicério do Rosário, Letícia Castilho, Carlandréia Riberio e Rodrigo Robleño.

Coordenação Geral – Belmiro.

Direção de Arte - Adriano Borges 

Fotografia - Adriano Borges, Deise Oliveira e Belmiro

Filmagem, Direção de Fotografia e Montagem - Deise Oliveira

Iluminação - Régelles Queiroz (Gato de Luz)

Design Gráfico - Peleja Lab e Belmiro

Gestão de Mídia Paga - Jardel Rodrim

Assessoria de Imprensa - Aclive Comunicação e Projetos

Produção – Carolina Cordeiro e Estação Criativa 

 

Sobre a Estação Criativa

Criada em 2008 pelos artistas Adriano Borges e Fabrício Belmiro com o nome de Estação Teatral, se transforma em Estação Criativa em 2018, em comemoração aos 10 anos de trabalho, e em 31 de janeiro de 2019 torna-se uma associação sem fins econômicos, uma instituição que acolhe de forma direcionada e sistematizada, projetos em diversas áreas artísticas. A Estação Criativa sempre agrega novos parceiros e amplia suas ações atuando em diferentes campos da arte, da educação, da cultura e da cidadania. 

A Estação Criativa trilha seu caminho voltando-se para elaboração e implantação de projetos artísticos, sociais, educacionais, para sensibilizar, motivar e mobilizar pessoas para as questões culturais, sociais e de desenvolvimento humano. Nesses 13 anos de história a Estação Criativa já realizou apresentações em mais de 70 cidades, tanto da região metropolitana de Belo Horizonte quanto em outros estados brasileiros, sempre abordando, através da arte e do teatro de rua, temas de extrema relevância.

Atualmente possui mais de 20 espetáculos em seu currículo além de oficinas, cursos, palestras, workshops, intervenções cênicas e cortejos musicais. Também realiza gestão de projetos e direção artística de projetos parceiros.

 

SERVIÇO

HORA DA CENA - Projeto Estação da História

13 de agosto e 4 de setembro, às 19 hs

Primeira Sessão e Bate Papo

Dias 13 de Agosto de 2021

Horário 19 hs

Local: Canal do YouTube da Estação Criativa

Vídeo Poema ‘Desejos’ com Chico Pelúcio

Espalhada Pelo Continente com Carlandréia Ribeiro

Meu Manifesto-Desabafo De Uma Mulher De Teatro com Cida Falabella

 

Segunda Sessão e Bate Papo

Dias 04 de Setembro de 2021

Horário 19 hs

Local: Canal do YouTube da Estação Criativa

O Artista Da Fome com Glicério do Rosário 

Que Palhaçada É Essa? Com Rodrigo Robleño (Palhaço Viralata)

Ai De Nós Se, Temporariamente, Não Esquecêssemos! Com Letícia Castilho

 

 Redes Sociais

Instagram: @estacaocriativa_oficial

Facebook: @estacaocriativaoficial

Youtube: www.youtube.com/c/EstaçãoCriativa

Site: www.estacaocriativa.org/

 

Assessoria de Imprensa

Aclive Comunicação e Projetos– Assessoria de Imprensa

Roger 31 987038902 - aclive.imprensa@gmail.com

 

Contatos para entrevistas

Belmiro – Coordenação Geral

31 991793863

producao@estacaocriativa.org

Adriano Borges – Direção Artística

31 999140985

contato@estacaocriativa.org 

 

 

Fotos: https://bit.ly/3icMXup  

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!