https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Rota do Blues Festival, edição 2021 será inédita, 100% online, no dia 27 de Junho
21/06/2021 17:02 em Música

Rota do Blues Festival, edição 2021 será inédita, 100% online, no dia 27 de Junho

                               

 

O Rota do Blues Festival está de volta, desta vez em versão 100% online, readequado e cumprindo todos os protocolos sanitários estabelecidos, no Teatro Sesiminas, com uma estrutura inédita composta com cenografia, 05 câmeras e uma experiência de áudio diferenciada. A programação exclusiva conta com Lorenzo Thompson & Bruno Marques Band, com participação especial de Otávio Rocha, The Headcutters, The Lee Gang e Audergang. O show será no dia 27 de junhoa partir das 16 horas, pontualmente, pelo Canal do Rota do Blues no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCCEEIIfVE2wpB2HQ4_1uSNw e também no Canal Universitário de BH, no canal 12 da Net: www.youtube.com/channel/UC3HNOZ9zOHgTvpy30p6kH4w  .

 

O Rota do Blues é idealizado e produzido pelo guitarrista e produtor cultural Bruno Marques, um dos incentivadores da cena do Blues em Minas Gerais, assinado pela Marques Produções. Conta com a co-produção do baterista e produtor cultural Zanarth, pela Atividade Produção.

 

O projeto teve início em 2014 e teve expansão para oito estados e 27 cidades do país.

Durante o ano, há varias edições do Rota do Blues que circulam o país e movimentam a cena de Minas Gerais e o objetivo é continuar a realizar uma vez por ano o Rota do Blues Festival, com maior estrutura e mais bandas envolvidas.

 

“Nosso principal objetivo com o do Rota do Blues sempre foi fomentar, incentivar e disseminar o gênero com o intercâmbio cultural dos genuínos artistas de blues americanos e artistas de Blues de outros países. E também ampliar a rota de circulação dos artistas internacionais com músicos e bandas da cena de Blues brasileira”, declara o idealizador e organizador Bruno Marques.

 

Conheça um pouco mais sobre as atrações do Festival:

 

Lorenzo Thompson & Bruno Marques Band

 

Lorenzo Thompson nasceu na cidade de Greenwood, no Mississippi, nos anos 50. Sua história com o canto teve início nas igrejas, por inspiração em sua mãe, que participava dos corais. Vive há muitos anos em Chicago. Ele é um artista verdadeiramente dinâmico que se destaca pela conexão que estabelece com o público em todos os lugares onde se apresenta. Sua energia é contagiante e ele transforma cada show em uma grande festa. Lorenzo excursionou pela Europa se apresentando na Espanha, Alemanha, República Tcheca, Viena, Áustria, Hungria, Polônia e Moscou. Em sua rota na América do Sul estão Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.

 

Nos últimos anos, Lorenzo Thompson tem se apresentado em turnês mundiais e pelo circuito de blues de Chicago, dividindo o palco com Willie Kent, Melvin Taylor, Buddy Scott, Aaron Burton, Howard Scott & the World Band, Pinetop Perkins, Little Mack Simmons, Lurrie Bell, Iceman Robinson, Little Arthur Duncan, Byther Smith, Hubert Sumlin, Jimmie Lee Robinson, Jimmy Burns, David Meyers, Pinetop Perkins, Detroit Junior e Harmônica Hinds.

 

Para o Rota do Blues Festival, Lorenzo vem diretamente de Chicago, exclusivamente para este show e será acompanhado por Bruno Marques Band, formada por Bruno Marques, Marcelo Dai, Luís Mega, Breno Mendonça, João Machala, César Lago e a participação especial de Otávio Rocha da banda Blues Etílicos e Joe Marhofer da banda The Headcutters.

 

The Lee Gang

 

Banda mineira que tem influência, em sua maior parte, dos músicos norte-americanos da década de 20, trabalhando as raízes do blues, country, jazz e folk. O trabalho foi resultado de uma experiência de três anos nos EUA onde o grupo aprendeu as histórias e o estilo de tocar dos artistas que fazem parte do repertório da banda, como Blind Blake, Robert Johnson, Prince Albert Hunt, Memphis Minnie e Charlie Poole. 

 

Os instrumentos utilizados são o violão, banjo, baixo e outros bem específicos do estilo, como ukulele, kazoo, washboard e jug que permitem uma sonoridade específica da música rural norte-americana. A banda é formada por Ana Cristina Miranda, Lisandro Ruas e Tércio Patrocínio.

 

The Headcutters

 

Considerada uma das mais renomadas bandas de Blues do Brasil, com timbres e sonoridades dos anos 50 e 60, seguem a linha das lendárias gravadoras de Blues de Chicago. O nome vem como homenagem aos grandes ídolos do Blues: Muddy Waters, Little Walter e Jimmy Rogers que no começo dos anos 50 eram chamados The Headhunters, o nome The Headcutters vem como alusão a esses mestres que são a grande fonte de inspiração da banda.

 

Fundada em setembro de 1999, tem como formação quatro amigos de infância: Joe Marhofer (harmônica e vocal), Ricardo Maca (guitarra e vocal), Johnny Garcia (contrabaixo acústico) e Leandro Cavera (bateria). Eles já fizeram quatro turnês internacionais, três na Argentina (2015, 2017 e 2018) e outra nos EUA (2014). Em outubro de 2021 farão nova turnê pela Europa.

 

Pela primeira vez em Belo Horizonte, exclusivamente a banda vem de Itajaí, Santa Catarina, para o Festival.

 

Audergang

 

Idealizada pelo guitarrista Auder Júnior, a banda mineira Audergang tem se consolidado como um dos grandes expoentes do Blues no cenário brasileiro. Foi criada em 2007, em Belo Horizonte, berço de um dos maiores movimentos musicais na década de 1960, o “Clube da Esquina”. 

 

Com som ousado, contagiante e diferenciado, a banda tem conquistado o público e despertado atenção da mídia e de representantes da área musical.  Em 2017, a Audergang encerrou o ano em grande estilo com turnê na Europa por meio do Programa Música Minas da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Foram realizados shows em Portugal, nas cidades de Leiria e Aveiro, onde a banda foi muito bem recebida pelo público ao apresentar o seu blues brasileiro com raízes mineiras.

 

ROTA DO BLUES FESTIVAL - Edição 100% online

Atrações: Lorenzo Thompson & Bruno Marques Band, The Headcutters, The Lee Gang e Audergang

Data: 27 de junho (domingo)

Horário: a partir das 16h

Link de acesso pelo canal Oficial Rota do Blues no YouTube:

www.youtube.com/rotadoblues

Canal Universitário de BH, no 12 da Net:

www.youtube.com/channel/UC3HNOZ9zOHgTvpy30p6kH4w 

 

 

Assessoria de Imprensa

Luciana Braga

(31) 98742-9632

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!