https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Nina Morena apresenta seu primeiro livro “Mar sem fundo”, de poesias
21/06/2021 16:51 em Novidades

Nina Morena apresenta seu primeiro livro “Mar sem fundo”, de poesias

Lançamento online será no dia 25 de junho, às 17h, com bate-papo entre a autora e convidadas. Transmissão será feita no canal da Favo Cultural, no YouTube

Um mergulho nos versos que levam o leitor a aprofundar suas percepções por si próprio, pela vida e suas constantes ondulações. É com essa proposta que a poeta e produtora cultural Nina Morena apresenta o seu primeiro livro “Mar sem fundo” (Quintal Edições, 2021). O lançamento, que acontece no dia 25 de junho, será marcado por um bate-papo virtual com a autora e a equipe que participou do processo de edição da obra: a designer Andréia Costa, a ilustradora Nicole Bini e a editora Carol Magalhães. A mediação será feita pela poeta Débora Cançado. O encontro será transmitido, às 17h, no canal da Favo Cultural, no YouTube. O projeto é uma realização da Favo Cultural, com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de Minas Gerais e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

“Onde é que fica o fundo do mar? E se existir fundo mesmo quem poderá dar essa resposta? É assim que a poeta Débora Cançado inicia o prefácio de meu livro, Mar sem fundo. Achei essa relação perfeita. A obra é composta por esse tipo de indagação que instiga o leitor a pensar sobre todas as possibilidades de respostas. Estou muito feliz com esse projeto e espero que todos gostem”, diz Nina Morena.

O livro evidencia a contemporaneidade em seus 45 poemas, que abordam diversos temas que fazem parte do cotidiano de cada um, como o modo de se relacionar com o outro, os desafios, as incertezas, as desilusões, as lembranças e os sentimentos, em especial o amor. “Os poemas mostram que estamos sempre em movimento. Afinal, a vida não é estática, segue seu curso. E assim acontece com a gente. Há mudança de amor, de lugar e até de rotina”, afirma a poeta. Ela acrescenta que a sensação de movimento é evidenciada no livro por meio de traços ilustrados em algumas das 84 páginas.

Segundo Nina Morena, os poemas fazem relação entre os mistérios e a profundidade que o mar esconde. Sob a ótica metafórica, essa associação se refere também aos seres humanos. Como exemplo, ela cita o trecho de O triunfal pulo da baleia solitária. “Antes que me fizessem qualquer pergunta desenhei/uma cauda de baleia no quadro negro/só para entenderem a profundidade que a gente leva aqui.

De acordo com a autora, cujo interesse pela literatura começou na infância, parte dos poemas foi escrita entre 2015 e 2018. Já em 2020, os textos foram repaginados para a elaboração do livro. A finalização do processo de criação contou com a leitura crítica da poeta Flávia Perét.

“A partir do olhar de Flávia, passei a ordenar melhor meus pensamentos, ir além do sentimento da escrita e analisar o poema por partes, estabelecendo relações entre elas e, principalmente, sintetizando a ideia principal do livro, que faz referências a grandes representantes literários, como Walt Whitman, William Shakespeare, Fernanda Young, entre outros. “

SOBRE NINA MORENA

Nina Morena nasceu em Belo Horizonte, em 1989. Entre 2009 e 2017 viveu em Viçosa, onde graduou-se em Agronomia e fez mestrado em Agroecologia. Desde 2018 atua como sócia administrativa e gestora cultural, na produtora Favo Cultural. Nina tem a literatura como um suporte que a acompanha desde a infância. Escrever se tornou seu principal instrumento para expressar suas próprias narrativas. Encontrou na poesia sua verdadeira essência. É militante da Marcha Mundial das Mulheres e acredita que a poesia é sua principal forma de resistência. Mar sem Fundo (Quintal Edições, 2021) é seu primeiro livro.

COMO ADQUIRIR “MAR SEM FUNDO”?

A aquisição do livro “Mar sem fundo” pode ser feita pelo site da Quintal Edições (http://loja.quintaledicoes.com.br/). O valor da obra é R$ 30. Informações pelo telefone: (31) 99291-0325.

===

Serviço:

Nina Morena apresenta seu primeiro livro “Mar sem fundo”, de poesias! Lançamento será online com bate-papo entre a autora e convidadas

Quando? 25 de junho (sexta-feira)

Horário: 17h

Transmissão da live:  canal da Favo Cultural no YouTube (https://www.youtube.com/c/FavoCultural)

 

Sobre o livro “Mar sem fundo” (Quintal Edições)

Valor: R$ 30

Aquisição: http://loja.quintaledicoes.com.br/

Informações: (31) 99291-0325

 

Foto: Lu Gontijo

Assessoria de imprensa

Ivana Andrade

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!