https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
CarrOvO – memórias femininas ecoando através de um fusca
10/02/2021 17:41 em Novidades

CarrOvO – memórias femininas ecoando através de um fusca

Artista Janaína Tábula circula pelas regionais de BH com projeto que compartilha memórias de mulheres

Educadora, atriz e performer, Janaína Tábula é uma artista que tem como foco do seu trabalho o universo feminino, indo do corpo, em sua dimensão política e poética, às histórias, narrativas e memórias. Seu novo trabalho é a intervenção urbana intitulada “CarrOvO”, em bom “mineres”, inspirado nos carros que vendem “ovo” nos bairros e periferias com seus auto falantes ecoando frases como “dona de casa olha o ovo barato e na sua porta”. O projeto consiste em um roteiro por quatro regionais de Belo Horizonte com o fusca funcionando como carro de som levando às pessoas depoimentos de mulheres de gerações e situações sociais distintas, durante todo trajeto realizado por um Fusca 74. As primeiras entrevistas foram feitas no mês de janeiro e a artista pretende colher depoimentos de outras mulheres que se interessarem em compartilhar suas histórias durante o processo. Em cada regional em que o CarrOvo circular, haverá pontos de parada onde a artista irá literalmente puxar um banquinho e fixar uma placa dizendo “coleto memórias” em que outras mulheres serão convidadas a partilhar memórias que irão ressoar por outras regionais.  “As regionais de Belo Horizonte onde ocorrerão a itinerância serão Barreiro, Leste, Noroeste e Venda Nova e em cada uma haverá um ponto de parada para coletar novas memórias,  realizando assim, um “intercruzamento de memórias” nos territórios, um cruzamento e um alinhavo de ecos que em seus encontros, confrontos e atravessamentos, possam romper o silêncio das ruas e casas, provocando outras possibilidades de pensar o mundo”, explica.

Os áudios das entrevistadas que serão transmitidos pela intervenção urbana CarrOvo também serão disponibilizados no soundcloud  https://soundcloud.com/janaina-tabula .

Além da ação presencial itinerante nos territórios, o projeto contará também com a transmissão pelo perfil do Instagram (https://www.instagram.com/carrovo.itinerante/ ) para compartilhamento de processo, exposição de imagens, transmissão ao vivo de lives com trechos do trajeto. As atividades acontecem, sempre a partir das 09h, com duração de 4 horas cada. Confira os dias, as regionais e pontos dos roteiros.

Barreiro – 13/02 (Bairro das Indústrias; Barreiro de Baixo; Lindéia; Jatobá; Cardoso; Olhos D´agua e Barreiro de Cima)

Regional Leste – 20/02 (Floresta; Santa Tereza; Paraíso; Novo São Lucas; Alto Vera Cruz; Boa Vista; Santa Inês)

Noroeste – 27/02 (Bonfim; Prado; Padre Eustáquio; Dom Bosco; Glória; São Salvador; Serrano; Jardim Alvorada; Caiçara)

Venda Nova – 06/03 (Serra Verde; Mantiqueira; Céu Azul; Copacabana)

 Está é uma ação aprovada via Edital da Lei Aldir Blanc do Ministério do Turismo e do Governo de Estado de Minas de Gerais

Sobre a artista

Janaína Tábula, pós graduada em Gestão Cultural (UNA), graduada em Educação Artística pela Escola Guignard – UEMG e atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG/TU,  se define como artista-etc: performer, educadora, mediadora cultural, dona de brechó, artivista pelos direitos das mulheres, prefire sempre à esquerda, crítica, sensível, poeta e gosto de falar em metáforas. Iniciou sua jornada de um corpo político feminino, inicialmente, nas suas origens na região de Brumadinho, Ibirité e Contagem (MG), sendo filha de trabalhadores da terra (Adão e Zilda) e com forte influencia de matriarcas, avós parteiras e mãe guerreira. No exercício de observação das relações sociais em que sua mãe, avós e ela estávam inseridas, o incomodo do status quo era inevitável e a necessidade de construir outras realidades era mecanismo de sobrevivência.  

SITE: www.janainatabula.com.br 

INSTAGRAM: @janaina_tabula

SERVIÇO - intervenção urbana intitulada “CarrOvO

Horário: sempre a partir das 9h da manhã, com 4 horas de duração

Regionais e datas:

Barreiro – 13/02

Regional Leste – 20/02 –

Noroeste – 27/02

Venda Nova – 06/03

Acompanhe pelo instagram: https://www.instagram.com/carrovo.itinerante/

Ouça os depoimentos no link: https://soundcloud.com/janaina-tabula

Contato para entrevistas:

Janaína Tábula: 31 9636-7266

 

Assessoria de Imprensa

Aclive Comunicação e Projetos

31 97527-0892

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!