https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Lançamento da “Série Ensaio Aberto Encontro das Águas” - Processo criativo
08/02/2021 17:21 em Música

Lançamento da “Série Ensaio Aberto Encontro das Águas” - Processo criativo

A produção tem como objetivo compartilhar parte do processo criativo de Encontro das Águas, musical que destaca o universo afro-indígena presente na cultura popular mineira, sobretudo das regiões ribeirinhas no Vale do Jequitinhonha, e fazem uma conexão com a obra Mar Morto de Jorge Amado.

“Encontro das Águas” foi construído através do universo afro-brasileiro presente tanto na obra “Mar Morto” de Jorge Amado quanto na cultura popular mineira, sobretudo do Norte, no Vale do Jequitinhonha. Essa rica junção cultural, partindo dos rios de Minas e entrando no mar de Amado, é expressa pelas linguagens do teatro, da música e da dança. É o prólogo do projeto ainda em construção "Mulheres de Mar", e traz elementos precedentes e elucidativos da trama que irá se desenrolar posteriormente.

Regina Perocini, idealizadora do projeto - de família majoritariamente formada por mulheres do Vale do Jequitinhonha que carregam riquezas de saberes das cantigas, das danças de roda, das ervas, das rezas, do fazer humano com sentido, força e resistência - compartilha parte dessa herança nesse projeto. Em “Encontro das Águas”, Costureiras, Lavadeiras, Artesãs e Benzedeiras são mulheres que superam um conjunto de regras e preceitos injustos, passam a ocupar um papel diferente daquele já previsto por acordos sociais e que resistem à dura realidade imposta.

As danças e músicas exploradas são de influência afro indígena e a trilha sonora executada ao vivo. Além disso, o repertório é composto de cantigas de domínio público, composições dos artistas do espetáculo e canções de grandes compositores da MPB como: Milton Nascimento, Dorival Caymmi e Paulo César Pinheiro. O roteiro apresenta trechos da obra de Amado, textos autorais, que conectam corpo e musicalidade, e convidam a refletir sobre racismo, preconceito, intolerância e questionamento sobre as injustas condições impostas às mulheres.

O lançamento da série de vídeos específicos contará com a participação dos artistas que fizeram parte da construção do espetáculo com o objetivo compartilhar com o público parte desse processo de criação transmitidas por meio de dança, música e prosa, levando ao público histórias que falam de ancestralidade, crenças, ritos e costumes populares.

Cabe salientar que serão observadas e respeitadas as medidas vigentes de prevenção ao contágio do COVID-19, publicadas em âmbito federal, estadual e municipal, priorizando ações que não propiciem aglomerações em todas as etapas de produção e execução do projeto, que é financiado com recursos de Edital da Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais

 

Sobre Regina Perocini

Neta e filha de moradores do Vale do Jequitinhonha, Regina Perocini vem desenvolvendo há mais de 20 anos um trabalho de pesquisa acerca das várias formas de linguagens culturais. Graduada em terapia ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais, busca em seus trabalhos artísticos favorecer à construção da cidadania, às questões relacionadas ao coletivo, desenvolver sentimento de pertencimento e fortalecimento de vínculos, bem como a ampliar espaços, promover a socialização e o respeito humano através da vivência por meio da dança e outras linguagens culturais. Aprofundou seus estudos nas antigas Danças do Leste, Cultura Popular Brasileira, Flamenco, Dança de Salão e Dança Afrobrasileira. Como complemento de sua formação fez cursos de Teatro, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Circo, Canto e Percussão.

Uma parte do trabalho da artista está no endereço eletrônico:

https://bit.ly/2PeMHOV

 

 

 

Listamos sete episódios imperdíveis para você assistir neste mês de fevereiro no Canal Universitário de BH e na plataforma do Youtube

 

 

CAPÍTULO V – ARTE SONORA EM CENA

Data da exibição: 26 e 27 de fevereiro   – 19h

Johnny Herno, artista mineiro, aborda sua estética percussiva e teatral que compõem sua arte sonora na trilha do musical Encontro das Águas, onde corpo e sons se convergem.

Elenco: Johnny Herno e Regina Perocini

 

CAPÍTULO VI – OS BATUQUES E A DANÇA

Data de exibição: 26 e 27 de fevereiro – 19h

O percussionista e compositor Gangan conta um pouco de como seu saber dos tambores contribuíram para a celebrar a força da ancestralidade nas cenas do musical Encontro das Águas que teve como fonte inspiradora o congado e os batuques do Vale do Jequitinhonha.

Elenco: Gangan e Regina Perocini

 

CAPÍTULO VII – PAPO DE BAMBA

Data de exibição: 28 de fevereiro – 19h

Carlos Fred, multi-instrumentista, cantor e compositor mostra um pouco de como seu mergulho nas afro-brasilidades puderam compor a estrutura musical do Encontro das Águas, sobretudo quanto ao universo do samba.

Elenco:  Carlos Fred e Regina Perocini

 

Acompanhe a programação: “Série Ensaio Aberto Encontro das Águas” nos dias 12,13, 19,20,26, 27 e 28/02:

Link: www.youtube.com/channel/UC6A2aR_guiRDuJBlg54_Nzw

 

Canal Universitário de BH, a série será exibida nos dias, 13, 20, 27 e 28/02, canal 12 da Net: 

Link: www.youtube.com/channel/UC3HNOZ9zOHgTvpy30p6kH4w

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!