https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Ministério da Saúde, confirma o primeiro caso de Coronavírus no Brasil
26/02/2020 12:13 em Jornalismo

Contraprova realizada no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil, o resultado foi confirmado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (26) em coletiva de imprensa. O paciente, um homem, de 61 anos, esteve a trabalho na Itália – que teve uma explosão de casos nos últimos dias – entre os dias 9 e 21 de fevereiro. A preocupação agora envolve também os locais e contatos que o paciente manteve, já que ele desembarcou  em São Paulo há quase uma semana. Governo pediu calma e disse que procedimentos estão sendo tomados.  

O homem que não teve a identidade revelada, foi atendido ontem no Hospital Israelita Albert Einstein e o resultado preliminar  deu positivo com o teste dois  divulgado hoje pela pasta. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson  Kleber de Oliveira, disseram  na entrevista hoje  em Brasília que o Brasil têm  20 casos suspeitos, e 59 descartados da doença. Dos casos suspeitos, maioria é de pacientes de SP, sendo 11. Dois casos estão sendo investigados em Minas Gerais. Dos 20 casos investigados, 12 desses pacientes viajaram para Itália segundo o Ministério. 

Itália 

O primeiro  paciente com o Coronavírus esteve na região da Lombardia, no Norte da Itália, a trabalho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele desembarcou na última sexta-feira (21), em São  Paulo, com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de doença Covid-19. “O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão”, disse o ministério.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu início aos procedimentos padrão, solicitando à companhia aérea a lista de passageiros para identificar as pessoas que estiveram no mesmo voo procedente da Itália, país na lista de casos confirmados da doença. 

O documento foi encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito. O Orgão reforça  para as pessoas que estiveram recentemente em países com casos confirmados e apresentar febre, tosse, dificuldade em respirar ou outros sintomas respiratórios, procure atendimento médico de imediato e informe ao profissional de saúde a viagem feita para o exterior.

O Ministério da Saúde informou que ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o Covid-19. Agora, também estão enquadradas com suspeitas pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

"A decisão da pasta de aumentar o nível de segurança e sensibilidade da vigilância surgiu da preocupação que esses países têm gerado em decorrência da grande quantidade de casos do novo coronavírus nos últimos dias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses países têm pelo menos cinco casos com transmissão interna da doença”

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!