https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Copa do Brasil: Quartas de final sem clássicos estaduais
23/09/2016 17:14 em Jornalismo

Por: Vinícius Silveira

Alô amigos da Rádio Barreiro! 

Nesta sexta-feira (23) aconteceu o sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. O Atlético-MG encara o Juventude, e o Cruzeiro pega o Corinthians. Os jogos aconteceram nos dia 28/09 (quarta-feira) e 19/10 (quarta-feira). 

No total, ficaram para a disputa três times gaúchos, três paulistas e dois mineiros. Há quem esperasse um clássico estadual nesta fase, mas o improvável aconteceu e as emoções de um embate caseiro certamente ficarão para a fase semifinal. No caso, isto ocorreria se o Juventude passar pelo Atlético, e o Inter eliminar o Santos. Da mesma forma, se o Palmeiras despachar o Grêmio, assim como o Corinthians caso desclassifique o Cruzeiro.

Mesmo sem clássicos locais, teremos emoções suficientes para encher os estádios e provocar alvoroço nos torcedores. Quem espera que o Atlético tenha facilidades contra o Juventude, engana-se. Ainda que a equipe de Caxias do Sul esteja na Série C do Brasileirão, o alviverde passou pelo São Paulo, derrotando o tricolor no Morumbi, fazendo um resultado suficiente para segurar os paulistas no Estádio Alfredo Jaconi.

A disparidade técnica em favor do Galo diante do Juventude é escancarada. Porém, a equipe gaúcha tem muito menos a perder do que o alvinegro. É um time de menor receita, com jogadores medianos, mas com toda a vontade do mundo para mudar este panorama. Nada mais perfeito para o alviverde de Caxias do Sul fazer isto diante de um dos melhores times do Brasil.

Por isso, se o Atlético apresentou dificuldades contra a Ponte Preta, conseguindo a classificação nos últimos momentos, o que passará se enfrentar o Juventude que, teoricamente, não tem nada a perder? Vale a pena o Galo encarar este Juventude com a mesma seriedade com quem enfrentou equipes da Série A, e fazendo apresentações excelentes.

No outro lado da tabela, o Cruzeiro fará um jogão contra o Corinthians. Na minha ótica, é o melhor confronto desta fase, com possibilidade de muitos gols e partidas emocionantes. Os cruzeirenses e os corintianos já se encontraram pela mesma fase em 1996. Na ocasião, o time celeste levou a melhor, vencendo a primeira partida por 4 a 0, no Independência, e perdendo a partida seguinte, no Pacaembu, por 3 a 2. Os cruzeirenses terminaram o torneio como bicampeões.

A minha previsão se baseia pelos momentos que vive os dois times. A começar pela possibilidade de conquistar um título importante na temporada. O Cruzeiro luta para não cair para a segunda divisão do Brasileirão, enquanto o Corinthians, com técnico interino após a demissão de Cristóvão Borges está em constante oscilação no Campeonato Brasileiro. 

O poderio ofensivo do Cruzeiro é superior ao do Corinthians que, por sua vez, tem uma defesa que a mim não inspira confiança. Por outro lado, a defesa celeste também não é das mais confiáveis, principalmente pelas laterais, onde os paulistas têm jogadores de qualidade, além de um meio-campo que pode fazer a diferença. 

Com isso, espero que a próxima fase da Copa do Brasil apresente belos jogos, muitos gols, e estádios lotados. Até porque, não tem nada mais chamativo para o torcedor brasileiro que um belo mata-mata.

 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!