https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Minas Gerais tem 121 cidades em situação de emergência. População deve ficar atenta ao solo encharcado ate sexta, segundo a Defesa Civil
27/01/2020 15:59 em Jornalismo

Um vídeo de grande impacto que circula pelas redes sócias mostra uma imagem impressionante de uma casa sendo levada pela água, às margens do rio Matipó na Zona da Mata. O    caso ocorrido no sábado, felizmente não deixou ninguém ferido, já que o imóvel estava vazio. Veja no link https://www.youtube.com/watch?v=0nCKCgvR4Y0

Minas Gerais segue com risco geológico o que configura solo encharcado até a próxima sexta-feira (31). Segundo o último boletim da Defesa Civil Estadual, 121 cidades estão em situação de emergência. Até o momento, 45 pessoas morreram, 18 estão desaparecidas e milhares estão desabrigadas e desalojadas. A orientação dos órgãos é de máxima atenção aos sinais de risco, como:

Deslizamentos, escorregamentos, quedas de muros, erosões e sinais construtivos. Em caso de risco conectar o Corpo de Bombeiros e a defesa civil da sua cidade.  O número geral é o  

Belo Horizonte 

A Defesa Civil Municipal disse que mesmo com a diminuição das chuvas é preciso que os moradores fiquem atentos aos possíveis sinais de risco geológico. O alerta preventivo foi dado pela Defesa Civil Municipal ontem foi reforçado nesta segunda-feira (27). Para se prevenir, é necessário que a população atente-se ao grau de encharcamento do solo e aumento do risco de ocorrências.

Os sinais podem ser observados por meio de trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base de um barranco ou até mesmo na inclinação de poste ou árvores. 

A Prefeitura recomenda que coloque calha no telhado, conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água, não jogue lixo ou entulho na encosta e não despeje esgoto nos barrancos.

Caso algum dos sinais sejam observados, a população pode solicitar uma vistoria da Defesa Civil de Belo Horizonte pelo número 199.

Alertas oficiais

Para receber os alertas da Defesa Civil via SMS, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o 40199 e uma confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo e, em Belo Horizonte, é utilizado por cerca de 190 mil pessoas.

Foto: Reprodução G1- Globo 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!