https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Rodada 23: Atlético e Cruzeiro crescem e América se consolida no descenso
09/09/2016 17:27 em Esporte

A rodada número 23 do Campeonato Brasileiro mostrou resultados que exaltaram a competitividade do Brasileirão. Se em outras edições, o Brasileirão sempre lançava uma equipe acima da média, não apenas no futebol apresentado, mas também pela diferença de pontos, em 2016, a situação está mais apertada. Quem ganha com isso é o torcedor, que precisava de uma competição equilibrada e cheia de emoções.

Neste meio de semana, precisamente na quarta-feira (7), o Atlético derrotou o Vitória por 2 a 1, no Independência. No dia seguinte, em mais um clássico, o Cruzeiro venceu o América por 2 a 0, confirmando o excelente momento da equipe celeste dentro do Brasileirão.

***

Na quarta-feira à noite, o Atlético se superou em todos os sentidos. Venceu o Vitória por 2 a 1, com dois gols de Fred contra um do zagueiro Kanu. O Galo passou por cima dos desfalques e também exagerou nos gols perdidos. Se no começo da competição o número exagerado de jogadores ausentes resultou em vários pontos perdidos, desta vez, mesmo sem os melhores atletas, o Galo se sobressaiu para vencer o rubro-negro baiano.

No começo do Campeonato Brasileiro, o Atlético não tinha peças de reposição com qualidade para suplantar os jogadores ausentes. Hoje o Galo tem atletas capazes de segurar o time, muito embora ainda se perceba uma pequena distância técnica entre titulares e reservas, mas que não é tão grande como foi no início do Brasileirão.

O que não ajudou ao Atlético nesta rodada foram os resultados dos concorrentes diretos ao título. O Palmeiras venceu o São Paulo, e o Flamengo bateu a Ponte Preta, todos por 2 a 1, além do Corinthians que emplacou 3 a 0 no Sport. Apesar dos placares, o Galo pegará o alviverde e o rubro-negro em Belo Horizonte. Fazendo o dever de casa, o alvinegro tem condições de brigar ponto a ponto. Contra o Timão, o jogo é em São Paulo, mas um empate ou até uma vitória são fatores possíveis de se alcançar.

***

Na quinta-feira, foi à vez de América e Cruzeiro entrarem em campo no Independência. O time celeste venceu por 2 a 0, com gols de Arrascaeta e Ramón Ábila. A vitória confirma o momento excelente que a equipe cruzeirense vive dentro do Brasileirão, e apresenta que o rebaixamento americano não vai demorar a acontecer. 

Sobre o Cruzeiro, é necessário salientar que o elenco careceu de material humano com qualidade dentro e fora de campo durante todo o campeonato. Dizer que o time que entrava em campo sob o comando do português Paulo Bento brigaria para não cair é muito fácil. No entanto, depois tantas vitórias seguidas, além de boas atuações nas partidas, confirmam que a diretoria cruzeirense não ofertava aos seus torcedores uma formação competitiva para um Brasileirão tão equilibrado. 

Fora de campo, Mano Menezes pegou o livro de receitas do ano passado, abriu na página certa e fez o arroz com feijão com todo mundo gosta. Fechou o time na defesa com três volantes de marcação, deixando que os atacantes à vontade para resolver no comando. O rebaixamento vai se tornando uma história do passado. 

Já o América não deve ter outro destino que não seja o rebaixamento. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Coelho tem 99.27% de chances de ser rebaixamento para a Série B. Por mais que as declarações dos jogadores, do técnico e da diretoria tenham um cunho animador, o que a equipe apresenta em campo desanima qualquer um. 

O técnico Enderson Moreira conseguiu dar padrão ao time, trazer competitividade aos jogadores, mas falta qualidade, principalmente para a defesa. A maioria dos pontos perdidos pelo América no Brasileirão aconteceu graças a erros individuais da defesa que é ineficiente e deixa qualquer torcedor de cabelos em pé.

O ataque do América é outro problema seríssimo. Não existe um jogador capaz de colocar a bola na rede ou incomodar a defesa adversária, prender os zagueiros, fazer alguma coisa que intimide o adversário. O último atacante que fez gol foi Borges, na partida contra o Coritiba, na 9ª rodada. Borges foi dispensado pouco tempo depois. Com tantos problemas, fica difícil acreditar que o Coelho poderá se salvar.

Na próxima rodada, o Cruzeiro receberá o Botafogo, no Mineirão, às 11hs. O América viaja até Campinas para encarar a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, às 18h30. Os dois jogos serão no domingo (11). Na segunda-feira, o Atlético vai até Mesquita, no Rio de Janeiro, enfrentar o Fluminense, às 20h, no Estádio de Edson Passos.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!