https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Era Tite começa hoje no comando da Seleção Brasileira
01/09/2016 09:22 em Colunistas

PorVinícius Silveira

 

Alô amigos da Rádio Barreiro. Após falar de nossos clubes mineiros, vamos falar de Seleção Brasileira. Hoje, às 18 horas (Horário de Brasília), o Brasil enfrenta o Equador, na cidade de Quito, valendo pela sétima rodada das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia.

Após um período sombrio no comando do ex-técnico Dunga, que pela segunda vez mostrou total despreparo para comandar a Seleção Brasileira, a nova direção continua sendo de um gaúcho, mas que entende de futebol como poucos: Tite.

A situação da Seleção Brasileira não é das mais complicadas, se nos apegarmos à classificação do Brasil nas Eliminatórias. O selecionado canarinho é o sexto colocado, com nove pontos, um a menos que Chile e Colômbia, quarto e quinto colocados, respectivamente.

Já vimos o Brasil em situações mais complicadas, como nas Eliminatórias para as Copas do Mundo de 1994 e 2002, onde alcançamos a vaga na última partida. Na atual disputa, temos chances de não passar pelo mesmo aperto de outros tempos.

O que deixava o torcedor descrente e, muitas das vezes, irritado com a nossa seleção, não era a posição que Brasil se encontrava, mas as atuações de nosso selecionado dentro de campo. Eram formações burocráticas, que não ofertavam alternativas táticas, e protagonizadas por jogadores presos a um esquema tático com fragilidades em todos os setores. Tais especificações apenas reiteram a incapacidade de Dunga para o comando técnico brasileiro (e de qualquer outro clube).

Para o jogo de hoje, os jogadores serão, em sua maioria, os mesmos de formações anteriores. Mas o que torna Tite uma peça fundamental para bom funcionamento da Seleção Brasileira é que ele sabe montar um time e trabalha muito bem com as peças que ele tem. Diferentemente do último treinador, ele é um estudioso do mundo do futebol e saberá agregar novos valores que com Dunga estavam ausentes em nosso selecionado canarinho.

Agora, é preciso ressaltar que exigir uma renovação não é simples como se imagina ou que os milhões de treinadores brasileiros cravam como receita infalível. O futebol brasileiro precisa se reinventar em todos os sentidos e não é o treinador do Brasil que vai encaminhar esta renovação. Isto parte da CBF, como entidade máxima do futebol nacional, e dos clubes, para uma atenção maior com as categorias de base, sem se esquecer de uma nova filosofia de gestão do futebol no geral.

Os melhores jogadores do Brasil são basicamente estes que foram convocados por Tite e por treinadores anteriores. Há outros atletas que também podem servir a Seleção Brasileira, mas para uma solução imediata, é mais fácil Tite fazer um arroz com feijão bem feito, como todo brasileiro gosta, e no futuro, que não seja muito longo, trazer novas opções, como tinha há muitos anos atrás, devolvendo aos brasileiros dentro e fora de campo, o orgulho de nossa camisa amarela.

 

 Foto: Lucas Figueiredo - CBF

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!