https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Rodada de Número 22
26/08/2016 23:50 em Colunistas

Por: Vinícius Silveira

Rodada 22 do Brasileirão é promissora para os mineiros

Após um período todo dedicado a Olimpíada, onde o Campeonato Brasileiro ficou totalmente a margem do maior evento esportivo do mundo, a rodada 22 do Brasileirão terá foco total dos torcedores. Todos jogam no domingo (28). O Cruzeiro encara o Santa Cruz, no Mineirão, às 11 horas. Mais tarde, às 16hs, o Atlético tem uma parada difícil contra o Grêmio, na Arena do Grêmio. Por fim, às 18h30, o América enfrenta o Vitória, na Fonte Nova.

***

O Cruzeiro tem uma grande chance de se afastar da zona de rebaixamento. O adversário da vez, o Santa Cruz, depois de um começo surpreendente, em que chegou a ser líder do Brasileirão, agora briga contra o descenso. Apesar da diferença de pontos entre eles, quatro (23 a 19), os dois times brigam por um interesse em comum. E esta disputa é que fomentará este compromisso.

Dentro de campo, o Cruzeiro vive um momento de ascensão. São quatro jogos sem perder, mas desde a chegada de Mano Menezes, o futebol praticado pelo time celeste deixou os torcedores animados quanto a um futuro mais interessante ao final do Brasileirão. Melhor ainda, os cruzeirenses deixaram a zona de rebaixamento, posição que não era condizente com o momento do clube.

Acredito que esta partida é mais um dos jogos que o Cruzeiro não pode sonhar em perder pontos. Se no primeiro turno, os cruzeirenses levaram de 4 a 1 do Santa Cruz no Arruda, desta vez, quem tem que vencer são celestes. Portanto, o jogo contra os pernambucanos no Mineirão é uma decisão e deve ser encarada como tal pelos jogadores e pela comissão técnica.

***

Em Porto Alegre, o Atlético terá um compromisso difícil e com cara de decisão com o Grêmio. A partida será na Arena do Grêmio, campo onde o tricolor tem um aproveitamento de 83%, segundo o departamento de matemática da UFMG. Além da excelente campanha caseira do tricolor gaúcho, a diferença de pontos entre os times é de apenas três pontos (Galo 38 x 35 Grêmio).

Ou seja, com ingredientes como estes, sem se esquecer dos jogadores que estarão em campo e de todo o clima típico da torcida gremista, à previsão é que teremos uma partida com fortes emoções e muita pegada durante os 90 minutos.

Experiente em partidas deste porte, o técnico Marcelo Oliveira deverá traçar uma estratégia interessante em torno deste jogo. No entanto, acredito que se o Atlético tem se notabilizado pela ofensividade durante o Brasileirão terá que rever esta situação perante os gaúchos. A preocupação maior tem que ser a defesa, portando-se em campo uma marcação agressiva durante os 90 minutos. No ataque, o alvinegro tem jogadores capazes de resolver o embate. Será um grande jogo na belíssima Porto Alegre.

***

Fechando a rodada, Vitória e América fazem o confronto dos desesperados. O rubro-negro disputa ponto a ponto para sair do Z-4. O Coelho precisa fazer uma campanha de G-4 para tornar real algo que beira o milagre.

Tenho visto o trabalho do técnico Enderson Moreira, e acredito que ele vem tirando leite de pedra com o elenco que têm nas mãos. Porém, tanto esforço acaba caindo por terra com tantos erros individuais cometidos, principalmente, na defesa. Fator causador de muitos pontos perdidos pelo América no Brasileirão.

 

Contra o Vitória, no primeiro turno, o América ganhou apenas um ponto em BH, quando tinha três garantidos diante do rubro-negro. Hoje são dez pontos que separam o Coelho da saída do Z-4. Portanto, acho o compromisso deste domingo uma verdadeira decisão para alviverde, até porque, tirar pontos dos concorrentes é fator primordial para o América fazer um milagre acontecer no Brasileirão.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!