https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Fórum de Arte e Cultura do Barreiro realiza lançamento da Plataforma de Mapeamento para Artistas do Barreiro
20/11/2018 13:08 em Novidades

Fórum de Arte e Cultura do Barreiro realiza lançamento da Plataforma de Mapeamento para Artistas do Barreiro

 

A iniciativa, que começou nos primeiros dias do mês de abril, e se encerrou com Seminário. Com a realização do Fórum, foi possível formatar uma rede ampla e democrática que cadastrou mais de 200 iniciativas culturais que serão apresentadas na plataforma digital.

 

O Fórum de Arte e Cultura do Barreiro, durante quase três meses, reuniu artistas, produtores, coletivos e outras iniciativas independentes da cena cultural do Barreiro para debater sobre a necessidade de descentralização da cultura em Belo Horizonte e buscar alternativas para fortalecer a cena cultural da região. Desses encontros foram mapeadas mais de 200 iniciativas, as quais a maioria se encontra na plataforma e o documentário que será lançada no dia 24/11 no Viaduto das Artes (Av. Olinto Meireles nº 45, Barreiro de Baixo), com entrada franca. Teremos também uma roda de conversa com figuras da cultura e apresentações artísticas e um coquetel.

Por meio do Fórum foi possível mapear mais de 200 grupos artísticos locais. “O Barreiro possui vasta produção cultural e artística e abriga diversos coletivos, mas que até então não tiveram visibilidade e incentivo. Nossa intenção é trabalhar o fomento das atividades culturais daqui a difusão e a veiculação da rica produção que possuímos”, afirma Rodrigo Zacarias, produtor geral do evento.

O Fórum tem o intuito de celebrar os vários debates e deliberações coletivas discutidas nos encontros realizados nas cinco microrregiões do Barreiro, que foi parte integrante da programação. “Alcançamos uma construção coletiva que levantaram pautas relevantes para a valorização da cultura da nossa região. O mais importante é que formatamos um fórum ativo, constituído de maneira democrática, que organizará as demandas da cultura no Barreiro. Além de facilitar o planejamento e a concretização de projetos, será possível levar essas discussões para uma instância política de forma coletiva e organizada”, explica Isabela.

A programação do lançamento conta com apresentações artísticas, como: Gedeon Antunes, Situs Inversus, além da apresentação do documentário do Fórum.

O evento é uma iniciativa do Fórum de Arte e Cultura Barreiro e a realização é do Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação do Brasil. A produção do Fórum é do Instituto Macunaíma de Cultura - Escola de Cidadania, entidade sem fins lucrativos, que reúne artistas músicos e mobilizadores culturais do Barreiro que buscam valorização social e novas propostas culturais para a regional. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=sD8PKtf_-SU&feature=youtu.be

 

Lançamento Fórum de Arte e Cultura do Barreiro 24 de novembro -13h às 20h Av. Olinto Meireles nº 45, Barreiro de Baixo Entrada gratuita Programação Seminário Fórum 13h00 - Credenciamento 14h00 - Exibição Documentário Fórum Barreiro 14h30 – Apresentação da Plataforma Fórum Barreiro 15h00 – Roda de Conversa – Cultura em Rede 16h00 – Coquetel 17h00 – Gedeon Antunes In Trio 18h00 – Situs Inversus https://www.facebook.com/ForumArteeCulturadoBarreiro/ Assessoria de Imprensa Luciana Braga (31) 98742-9632

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!