https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Copa da Primeira Liga, a Copa que ninguém liga. Será que é assim mesmo?
08/02/2017 15:29 em Jornalismo

Por Vinícius Silveira

Alô amigos da Rádio Barreiro. Estamos de volta com a nossa coluna aqui na Rádio Barreiro para falar de um assunto que contribui para opiniões dividas, sejam torcedores e críticos do mundo da bola: a Copa da Primeira Liga.

Outro dia, acompanhei a coluna do Emanuel Carneiro, no site da Rádio Itatiaia, onde ele intitulou sua publicação de "A inútil Primeira Liga". Há não muito tempo, vi um amigo escrevendo "A Copa que Ninguém Liga", brincando com o nome do torneio.

Pois bem, respeito à opinião dos meus amigos, companheiros de trabalho, mas não acho que a Copa da Primeira Liga é este estrago todo que estão pintando por aí.

Em primeiro lugar, a criação da Primeira Liga bate de frente com o modelo de futebol atual, deficitário financeiramente e tecnicamente ano após ano, sem se esquecer de que os clubes entraram na dependência das cotas de televisão da Rede Globo há muito tempo e estão enterrados nela.

A ideia da Primeira Liga é procurar uma forma dos clubes saírem deste modelo, podendo os times, num futuro próximo, serem gestores de uma liga nacional independente.

A CBF é a primeira entidade que vai contra tudo o que a Primeira Liga procura. Se dependesse da Confederação Brasileira de Futebol, a organização gerenciada pelo presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares nunca existiria. Tudo que tem probabilidade de dar certo, mesmo que remota, a CBF dá um jeito de barrar. A Copa União é um dos exemplos. 

O calendário do futebol brasileiro é definido pela CBF. A Primeira Liga é o patinho feio nessa história. Eles tentarão qualquer forma de boicotar a Copa da Primeira Liga.

Se a CBF não pode - e não quer - dar crédito a Primeira Liga, que os clubes e as federações façam isso. A entidade precisa dar certo, pois acredito que ela seja um dos últimos suspiros de uma tentativa válida de ter um futebol brasileiro independente da CBF.

Sempre fui a favor de uma redução drástica nos Estaduais. Cinco meses de campeonato estadual é muito. Na minha visão, três meses estariam ótimos. Infelizmente, isto não é possível, porque a Globo paga cotas de transmissão muito altas aos clubes.

Além disso, a Primeira Liga não tem a visibilidade que merecia. Se tivesse, não seria relegada aos canais SporTV. O Esporte Interativo faz um lindo trabalho com a Copa do Nordeste. Seria uma parceria perfeita!

Não menos importante, penso que CBF aceitou a competição com a iniciativa de tentar desmoralizá-la, colocando-a num calendário apertadíssimo para os clubes que a disputam. Aos poucos, eles perceberiam que se trata de uma empreitada deficitária e nada atrativa comercialmente, diferente do que acontece com a Copa do Nordeste.

O maior medo de quem manda no futebol brasileiro é o sucesso da Primeira Liga. Os clubes seriam mais fortes e se tornariam independentes. Só de pensar nisso, aqueles que torcem contra passariam a ter urticária.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!