https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Programa Intensivo de Investigação e Montagem
26/10/2021 16:39 em Novidades

Vídeo-performances do Programa Intensivo de Investigação e Montagem – PIIM 2 (em casa)  -  terão exibição no dia 6 de novembro

Projeto celebra os 10 anos da plataforma cultural “This is noT”

 

Resultado de um processo de construção remota,  sem encontros presenciais, a segunda edição do PIIM 2 (em casa) – Programa Intensivo de Investigação e Montagem selecionou alunos e assistentes para  um processo de criação compartilhada, e que tem como resultado  uma video-performance e um mini documentário que serão lançados no YouTube da Plataforma this is Not (https://bit.ly/3eCigg9) no dia 6 de novembro, às 18h.  Os trabalhos que serviram de base para as criações são das videoperformances são  “Derrame” de 2014 e “Dança Macabra”, que estava programada para 2020 mas teve sua estreia adiada devido à pandemia. Todo o projeto foi desenvolvido e dirigido pelo pelo coreógrafo e professor Guilherme Morais.

 

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

 

Arte plural e transmutada pelo coletivo

 Criador inquieto Guilherme Morais contribuiu para que jovens da periferia de BH e Região Metropolitana tivessem acesso às experiências dos processos criativas nas artes performáticas através do PIIM - Programa Intensivo de Investigação e Montagem em 2019. A nova edição enfrenta o desafio do distanciamento devido à pandemia do covid19, ao mesmo traz a perspectiva de trabalhos totalmente novos a partir de obras pré-existentes, numa caminhada onde o mais importante é o percurso e o aprendizado resultante deste processo.

“Estudamos e praticamos as questões dessas criações. O resultado são dois videos: uma montagem de vídeo performance chamada “Derrame - Online” e um mini doc, onde cada integrante irá compartilhar seu processo durante o trabalho “Dança Macabra”. Ambos trabalhos, lidam com a questão da dilatação do tempo, e de longas permanências. São trabalhos meditativos“ , explica Guilherme Morais.  

 

Sobre o PIIM

PIIM -Programa intensivo de Investigação e Montagem - surgiu como uma ação  da plataforma This is Not, criada 10 anos atrás pelo coreografo e multi-artista Guilherme Morais. O PIIM nasce em 2017, diante do panorama político e da divisão ideológica que já se mostrava bem demarcada naquela época. Guilherme buscou então, através do programa, problematizar sobre a nossa capacidade de convivência diante das diferenças de pensamento, indagando se as pessoas poderiam encontrar pontos de confluência e co-criação. O artista define o processo como “um grande exercício de cura”, enfatizando que o mais importante são os encontros, as trocas, as novas possibilidades de construir e discutir arte e criação.  “Não se trata de aulas de coreografias ou repertório de cada artista, não tem ‘siga o mestre’”, pontua.

“Por isso, mais do que professores foram convidados artistas pesquisadores, pessoas que produzem na prática conteúdos artísticos e novas possibilidades do pensar e fazer arte”, afirma, apontando para o formato do programa que está mais próximo da residência artística, no que diz respeito à metodologia.

Além do fazer artístico cênico, o programa promove conhecimento em áreas de produção e comunicação, uma vez que o artista atualmente, precisa desempenhar diversos papeis simultaneamente além do estar em cena.

 

Sobre a plataforma This is Not:

 

É uma plataforma criada em 2011 pelo coreógrafo e multi artista Guilherme Morais, para trabalhar em parceria com outros artistas e/ou produtores de diferentes áreas e pensamentos artísticos, estabelecendo encontros e produzindo novas questões e pensamentos na arte. Através dela o artista vem desenvolvendo espetáculos, performances, vídeo, exposições entre outras ações, como a “Dengue – duelo de vogue”, “estudos em Dança Contemporânea” com aulas regulares  em estúdios e na rua desde 2013. Em 2015, em Parceria com Galpão Cine Horto, produziu a primeira residência artística intensiva a “Trans Residencia Queer” que pesquisa a performatividade queer dos corpos. Em 2018 no primeiro semestre, produziu o programa de ensino “Estufa em movimento” com aulas regulares de dança e workshops com coreógrafos dentro de uma estufa hortaliça em parceria com a fazenda Urbana Begreen.

 Em destaque o espetáculo “trans” 2012 com turnê pelo Brasil e Argentina, além de estar em cartaz continuamente ate o ano de 2016. E “Derrame” 2014, ambos trabalhos foram apresentados no MAP, Museu de Arte da Pampulha, e no circuito Cultural Praça da estação com a mostra de 03 anos “This is noT”, esse ultimo foi considerado recentemente cena histórica pelo Galpão Cine Horto. Projeto Dengue - Duelo de Vogue, que dês de 2013 como evento pioneiro do Brasil e America Latina, colocando BH como capital do Vogue nacional. Alem de produzir as Jams de improviso Bh des de 2014 em parceria com o instinto Espaco Ambiente e a FEA Fundação de Estudos Artísticos. Em 2018 realizou o programa “Estufa em Movimento” com aulas regulares de dança, workshops e encontros com coreógrafos dentro de uma estufa de hortaliça em parceria com a Begreen. Ainda em 2018 fundou a “Escola de Arte Indisciplinada” com encontros semanais com jovens artistas, onde se destaque duas atividades “Escolinha rosa” residência de arte infantil com as crianças do aglomerado da serra, e “cri-onça” também residência infantil com as crianças da população ribeirinha da Vila Areial, vitimas do desastre da Vale em Mariana. Em 2019 lançou o Piim, em parceria com o Centro de Referencia da Juventude, com 4 meses de duração e com 9 professores incluindo renomados coreógrafos e performers da capital mineira.

 

SERVIÇO

O quê: o PIIM2 (em casa) – Programa Intensivo de Investigação e Montagem

 

Estreia dos vídeos e bate papo: 6 de novembro, 18h

Onde: no YouTube da Plataforma this is Not: https://bit.ly/3eCigg9.

Foto: Derrame

 

Contatos para Entrevistas:

Guilherme Morais - 31 98560-4977

 

Rogério Dias 

Aclive Comunicação e Projetos
7527-0892
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!