https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
X PRÊMIO ZUMBI DE CULTURA 2018
13/11/2018 15:42 em Música

X PRÊMIO ZUMBI DE CULTURA 2018

CIA BAOBÁ MINAS E GRUPOS CULTURAIS NA COMEMORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia 20 de novembro, o 9º Prêmio Zumbi de Cultura, comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, nesta data, a Cia Baobá Minas, homenageia as personalidades de 2018. A solenidade para entrega do prêmio será realizada no Grande Teatro do Sesc Palladium às 19h, com preço popular de R$ 2,00 (dois reais) inteira.

A premiação, que tem apoio do Sesc, é distribuída nas seguintes categorias: dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política; o Prêmio Zumbi de Cultura acontece há nove anos e tem o intuito de homenagear pessoas que se destacam nos campos das artes, política e cultura negra, em Minas e no Brasil.

Na solenidadeatrações como Conversamba, que reverencia a comunidade da Pedreira Prado Lopes, na Lagoinha, apresenta músicas autorais que abordam a formação do bairro e a valorização do samba na comunidade. Também estarão presentes, Mestre Conga, Mestre Lagoinha e Mestre Ronaldo (Coisa Nossa), sambistas antigos da cidade que lutam pela valorização e memória do samba. Dona Yolanda e Denísia, aumentam o volume e dão força às vozes femininas. A noite é embalada ainda por Edson Babu, Carlos Afro, Cia Baobá Minas e Afoxé Bandarerê.

Pensar a ocupação cultural, o fazer artístico, a correspondência entre os artistas na busca de ações que contemplem o fortalecimento, a reflexão e visibilidade da cultura afro-brasileira têm sido a prioridade do Prêmio Zumbi de Cultura.

O projeto é idealizado por Júnia Bertolino - Cia Baobá Minas, o prêmio é confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos. Este projeto é realizado através de parcerias com grupos culturais da cidade, com o apoio do Sesc Palladium, Secretaria Municipal de Cultura, Gerdau -  Museu das Minas e do Metal e Diretoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial.

 

Sobre a Companhia Baobá Minas: criada em 1999, por Júnia Bertolino, a Companhia busca abordar o cotidiano do negro, a cultura, ritmos, poesia e dança afro-brasileira no intuito de trazer para o público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez.

Além disto, mostrar a cultura popular das diversas comunidades do território nacional ressaltando valores e temáticas importantes nesta cultura como a oralidade, memória, ancestralidade e identidade, sobretudo notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.

 

 

Ø  Solenidade do IX Prêmio Zumbi de Cultura pela Cia Baobá Minas e Grupos Culturais

20 de novembro – 19h

 Grande Teatro do Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro

Entrada: R$ 2,00 (dois reais) inteira

 Atrações:

 - Mestre Conga, Mestre Lagoinha, Mestre Ronaldo (Coisa Nossa), Dona Yolanda, Denísia, Conversamba, Edson Babu, Carlos Afro, Cia. Baobá Minas e Afoxé Bandarerê.

Informações: (31) 3270-8100 - www.sescmg.com.br

 

Realização:

Companhia Baobá Minas

Júnia Bertolino -  produtora culturalIdealizadora do Prêmio Zumbi de Cultura e Diretora da Cia Baobá Minas

(31) 99917-6762 ou 98655-1529

premiozumbibaoba@gmail.com

baoba.danca@gmail.com 

juniabertolino@yahoo.com.br

 

Blog do Prêmio Zumbi de Cultura: 

premiozumbidecultura.blogspot.com.br

Facebook:

https://www.facebook.com/ciabaobaminas

https://www.facebook.com/premiozumbideculturabh

Site:  

www.ciabaoba.com.br

 

Assessoria de Imprensa

Luciana Braga

(31) 98742-9632

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!