https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2807/slider/9eb86ad631c8662382051e66887cdaf1.png
Músicas autorais e intervenções teatrais marcam a estreia do espetáculo “Teresa e as Cores”
31/10/2017 09:18 em Música

Músicas autorais e intervenções teatrais marcam a estreia do espetáculo “Teresa e as Cores”

As apresentações serão realizadas no início de novembro em Belo Horizonte e Itabira

 

“Teresa e as Cores” é um show musical que leva canções autorais inéditas para o palco, através da voz do cantor Lucas Pereira e diversos outros artistas da Escola de Música da UFMG. As músicas são de um projeto homônimo de Pedro Gontijo e recebem uma roupagem única especialmente produzida para a apresentação, com arranjos de Frederico Natalino, Rafael Silveira e Pedro Gontijo.

 

O espetáculo inova ao mostrar uma formação instrumental pouco usual, estreitando os limites entre banda e grupo de câmara e utilizando também recursos e cenas teatrais. O resultado é uma performance que lança mão de diversas possibilidades para expressar no palco o imaginário poético de sua criação.

 

“Este projeto mobiliza não apenas músicos, mas atrizes e artistas visuais, contribuindo na fusão de um show multimidiático, explorando possibilidades cênico-musicais, com intervenções teatrais que se sucedem no decorrer da apresentação. A formatação da banda/orquestra abre espaço para que instrumentistas mais ligados à música erudita possam transitar para a música popular, ampliando o leque de possibilidades”, declara Pedro Gontijo, um dos idealizadores.

 

A performance tem ao todo 60 minutos de duração com apresentação de nove músicas autorais de Pedro Gontijo como “Estandarte”, “Isabelas”, “Anoitecer” e “Pietá” e também “Foz”, de Lucas Pereira. A direção geral e musical é de Lucas Pereira, a produção executiva de Silvana Ferreira e a direção artística de Pedro Gontijo. Júlia Bernardes está a cargo da produção visual e Gabriel Lemes da direção de vídeo.

 

Os shows serão realizados durante a programação do projeto “Viva Música”, no dia 1º de novembro (quarta-feira), às 17h40 e 20h, na Escola de Música da UFMG; no dia 09/11 (quinta-feira), às 19h30, no projeto “Palco Livre”, no Conservatório da UFMG e também na sexta-feira (10/11), na Fundação Carlos Drummond de Andrade, às 21h, na cidade de Itabira.

 

“A arte se justifica onde o humano não basta. ‘Teresa e as cores’ traduz para o palco diversas questões e se firma como uma intervenção em um diálogo que, às vezes, tem sido esquecido pelos próprios artistas: o do contato da arte original com a sociedade”, complementa Pedro.

 

Entre seus apoiadores estão o Projeto Viva Música, a Escola de Música, o CENEX da Escola de Música, o Centro de Musicalização Integrado da UFMG, o Conservatório de Música da UFMG, o Diretório Central dos Estudantes (DCE UFMG), a Assufemg, além da Fundação Carlos Drummond de Andrade e o Projeto Quarta Arte da Universidade Federal de Itajubá.

 

Idealização do projeto

Pedro Gontijo e Lucas Pereira são os idealizadores deste projeto. Eles se conheceram na Escola de Música da UFMG em 2016 e no início deste ano começaram a colocar em prática o projeto Teresa e as cores.

 

Pedro Henrique Gontijo de Freitas é graduado em Música e Letras pela UFMG, integrou o Encanto Coral de Divinópolis e já participou de oficinas e cursos com Titane, João das Neves, Irene Zivianni, Dudude Hermman, Neide Zivianni e Rafael Nassif. Cursou também musicalização na Fundação de Educação Artística e faz parte, desde 2007, do grupo Rosa dos Ventos, atuando principalmente como intérprete e compositor. Pedro criou a trilha sonora para os curta-metragens "Caleidoscópio", “Sem cabeça” e “Um novo homem”.

 

Lucas Pereira de Almeida estudou canto e saxofone na Escola Livre de Música de Itabira, participou do Coral da Fundação Carlos Drummond de Andrade e cursou Música na Universidade Federal de Minas Gerais e foi também professor no Centro de Musicalização Integrado da instituição. Atua hoje como bolsista de Produção Cultural, professor na Escola Integrada pelo projeto Brasil Musicantes e diretor geral, musical e intérprete do projeto Teresa e as cores.

 

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=qfJSrqdDtYw 

 

 

Apresentações do espetáculo “Teresa e as Cores”

01/11 - Escola de Música da UFMG às 17h40 e 20h

Campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6627

09/11 – Conservatório de Música da UFMG às 19h30

Av. Afonso Pena, 1534 - Centro

10/11 - Fundação Carlos Drummond Andrade (em Itabira) às 21 horas

Av. Carlos Drumond de Andrade, 666 - Centro, Itabira - MG

Entrada gratuita mediante retirada de 150 senhas que serão distribuídas 30 minutos antes de cada sessão

Mais informações: facebook.com/teresaeascores

 

 

Assessoria de Imprensa

Luciana Braga

(31) 98742-9632

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!